“Serei um presidente atento às necessidades das nossas gentes e do nosso território”

Entrevista do Jornal de Cá a José Mateus, candidato do PSD à Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique, nas eleições autárquicas de 2021, que se realizam a 26 de setembro.

Como vê a freguesia de Vila Chã de Ourique na atualidade?
Vila Chã de Ourique é uma freguesia de gente boa, bairrista e muito ativa na defesa da sua história e da sua identidade. Temos uma comunidade que se envolve com paixão no associativismo e que se empenha para não deixar cair as tradições. É por isso que conseguimos manter uma agenda cultural riquíssima marcada por inúmeros eventos e festividades.

Temos um património valioso onde se inclui a nossa Igreja Matriz do século XVIII e o monumento comemorativo da Batalha de Ourique, que é o ex-líbris da nossa terra.

Vila Chã de Ourique consegue manter ainda muita da sua atividade vitivinícola e agrícola, mas tem tido dificuldade em estancar a perda de população que muito me preocupa. Hoje residem cá 2473 fregueses, menos 298 que nos censos de 2011.

Quando comparado com o resto do concelho, e em particular a cidade que aqui está mais perto, considero que a nossa freguesia é bem organizada e cuidada em zona urbana, mas apresenta algum descuido na parte rural, que por ter menos visibilidade, é muitas vezes deixada para segundo plano.

Ler
1 De 30

Quais as suas prioridades para Vila Chã de Ourique?
Julgo que se deve ter em atenção a requalificação da nossa vila, procurando incentivar à reabilitação de casas. O aumento da oferta de habitação é fundamental para combater o envelhecimento da nossa população. Desta forma consideramos prioritário, por um lado, criar uma política de incentivos para fixar pessoas no nosso território e, por outro, esclarecer a população sobre os programas que existem hoje direcionados para a reabilitação urbana e para o arrendamento de casas em particular, para os mais jovens. Queremos nesta matéria que a junta seja um parceiro no esclarecimento destas questões e na preparação das candidaturas a esses mesmos programas.

Na relação com o município não podemos continuar a fechar os olhos perante as falsas promessas que não se concretizam ano após ano no nosso território. É preciso coragem para reivindicar investimentos que foram prometidos e apresentados mas que tardam em ser executados.

Olhando para os últimos quatro anos, verificamos que as únicas intervenções feitas pela Câmara Municipal foram a substituição da cobertura do mercado diário e os moderadores de velocidade nas ruas adjacentes ao Largo da Festa. É pouco face aos compromissos que foram assumidos com os ouriquenses e com o atual executivo de junta.

Olhando para os 6,5 milhões de euros de fundos disponíveis que o município tem atualmente ao seu dispor, sabemos hoje que as dificuldades financeiras têm sido ao fim ao cabo desculpas para a falta de trabalho feito.

Recentrando em Vila Chã de Ourique, das várias necessidades que vamos apresentar no nosso programa de intervenções gerais em espaços interiores e exteriores, para manter a nossa vila mais limpa e arrumada, consideramos urgente: a implementação de medidas para redução de velocidade na rua 1º maio; a reabilitação da Rua Mariano de Carvalho e Rua Marechal Carmona com arranjos urbanísticos e implementação de passeios; desenvolver um plano de renovação das estradas com massas betuminosas, drenagem adequada, calçadas e lancis.

Do ponto de vista do funcionamento da Junta consideramos importante dinamizar uma Comissão Social de Freguesia que facilite a colaboração com instituições de cariz social, desportivo e cultural.

Em articulação com o município e numa lógica de parceria com outras freguesias, pretendemos encetar candidaturas bem instruídas a mecanismos que garantam receitas extraordinárias para investir na melhoria da qualidade de vida dos nossos fregueses.

O que ambiciona para a freguesia de Vila Chã de Ourique?
Ambicionamos ter as escolas, ATL e jardim-de-infância bem equipadas e em condições para os nossos meninos se sentirem bem e felizes e os seus pais descansados.

Queremos manter a nossa vila limpa e arrumada, não descurando a parte rural, salvaguardando os interesses dos fregueses que vivem no centro e na periferia de Vila Chã de Ourique, seja no que diz respeito à manutenção dos espaços públicos, assim como no saneamento básico ou recolha de lixos.

O que é que Vila Chã de Ourique tem a ganhar com a sua eleição?
Uma pessoa humilde, trabalhador e responsável, que tem ao seu lado uma equipa empenhada em fazer melhor pela sua terra e pelos fregueses de Vila Chã de Ourique. Quero ser um presidente que ouve as pessoas, que inova para apoiar ainda mais a promoção das tradições locais, que colabora com as nossas instituições de cariz religioso, social, desportivo e cultural no intuito de dar mais qualidade de vida àqueles que aqui vivem ou se pretendem fixar.

Serei sempre um presidente atento às necessidades das nossas gentes e do nosso território, sendo que nunca me inibirei de fazer pressão junto do poder central no intuito de reivindicar melhores condições para a terra que quero servir com imensa honra e dedicação.

*Freguesia de Vila Chã de Ourique
Vila Chã de Ourique é uma freguesia com 33,22 km2 de área e cerca de 2 700 habitantes, e uma densidade populacional de 83,4 hab/km2.

Pode gostar também