Tem uma bio-ideia de negócio?

237

A Nersant desafia a comunidade a apresentar ideias para a conceção e comercialização de bioprodutos ou bioserviços na região de Santarém. As candidaturas ao projeto terminam a 30 de março.

Reconhecendo-se a forte ligação da região de Santarém à terra e aos recursos biológicos, considera-se existir um enorme potencial inexplorado na região em torno da Bioeconomia e da sua utilização inteligente para o desenvolvimento de soluções inovadoras com base em recursos biológicos e renováveis.

Foi neste contexto que a Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém e o Agrocluster Ribatejo lançaram o concurso “Acelerador de Bio-Ideias”, dinamizado ao abrigo do projeto financiado Bio-Ware e que pretende desafiar a comunidade a apresentar ideias para a conceção e comercialização de bioprodutos ou bioserviços.

As ideias de negócio apresentadas a concurso – que tem candidaturas abertas até dia 30 de março – devem respeitar um conjunto de requisitos, nomeadamente proporcionar o desenvolvimento de produtos e serviços, orientados para reais necessidades da região de Santarém nas áreas temáticas (bioeconomia verde e branca); incorporar um inovação de âmbito regional/nacional claramente definida ou uma inovação que, embora já existindo, possa ter um campo de aplicação diferente do atual; demonstrar a capacidade e intenção do promotor em implementar a ideia, preferencialmente na região de Santarém; e indicar o impacto da ideia, utilizando para o efeito indicadores de sustentabilidade económico-financeira. As ideias deverão ainda ser originais, sendo os proponentes responsáveis pela sua originalidade.

As candidaturas ao concurso são submetidas online no portal do projeto – www.bioware.nersant.pt – até ao dia 30 de março. Os três primeiros classificados no âmbito deste concurso receberão uma bolsa monetária, participação em programa de aceleração, apoio técnico para concretização da ideia apresentada e incubação física na Startup Santarém.

Podem concorrer todas as pessoas singulares residentes em Portugal, maiores de 18 anos (na data limite de entrega da candidatura), individualmente ou em grupo, bem como pessoas coletivas recentemente constituídas e sem atividade significativa, com o objetivo de explorar uma ideia no âmbito da bioeconomia. O concurso é de âmbito nacional, pelo que não existem quaisquer restrições à proveniência das candidaturas, desde que se proponham concretizar a iniciativa empresarial preferencialmente na região de Santarém.

Mais artigos
1 De 4

De referir que o projeto Bio-Ware, dinamizado pela Nersant e pelo Agrocluster Ribatejo, visa promover ações de sensibilização e informação que contribuam para a concretização de projetos de Bioeconomia que possam ser desenvolvidos no seio das fileiras estratégicas da região, nomeadamente, Bioeconomia “Verde” (agroflorestal) e “Branca” (aplicações industriais e ambientais). O projeto conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020.

Para mais informações sobre o “Acelerador de Bio-ideias”, os interessados devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da Nersant, através do e-mail bioware@nersant.pt ou do telefone 249 839 500.

Pode gostar também
Comentários
Loading...