Termómetro de Esquerda #9

O termómetro de esquerda é um espaço de opinião de Vasco Miguel Casimiro. Um espaço que será local, regional, por vezes nacional e até internacional. Um espaço de reflexão, de partilha, que não pretende ser imparcial nem unânime.

Clube de Natação do Cartaxo
O Clube de Natação do Cartaxo (CNC), que há uns meses celebrou o seu 25.º aniversário, continua a somar excelentes resultados nas várias modalidades em que os seus atletas competem. Nas últimas semanas, Rafaela Cananó sagrou-se vice-campeã nacional de aquatlo, no escalão de juvenis, acrescentando mais um título ao seu vasto currículo desportivo. Na modalidade de biatle, o trio da família Boal Duarte (Beatriz, Teresa e Bernardo) conquistaram, respetivamente, os títulos de campeões nacionais nos escalões de sub-15, sub-13 e sub-17. O CNC continua a elevar bem alto a bandeira do concelho do Cartaxo.

Canicultura nacional no Cartaxo
Nos últimos anos, a União de Freguesias do Cartaxo e Vale de Pinta, impulsionada pelos cidadãos Vítor Pinto e João Custódio Borges e com o apoio do município, tem vindo a acolher a organização de eventos promovidos pelo Clube Português de Canicultura. No próximo dia 10 de junho, junto à praça de touros, o Cartaxo recebe participantes de todo o país para a 17.ª Exposição Canina Especializada Qualificativa, a contar para o Campeonato Nacional das Raças Portuguesas. Uma grande iniciativa nacional no nosso concelho.

Abstenção esmagadora nas eleições europeias
Além das vitórias e derrotas partidárias do passado dia 26 de maio, aquando das eleições para o parlamento europeu, ocorreu a maior das derrotas para Portugal e para todas as forças políticas concorrentes ao ato eleitoral: a abstenção fixou-se próxima dos 70%, apesar de mais cerca de 30 mil eleitores votarem, em comparação com as eleições europeias de 2014. Aos olhos dos portugueses, as eleições europeias ainda não deixaram de ser eleições de segundo plano ou de menor importância. Pelo contrário, a nível europeu, a abstenção ficou abaixo dos 50%, tendo recuado cerca de oito pontos percentuais face ao ano de 2014.

No concelho do Cartaxo, as preocupações prendem-se, também, pelo crescimento da abstenção e pela redução de cidadãos votantes, menos 329 votantes face às eleições do ano de 2014, e, em simultâneo, pela redução do número total de eleitores inscritos no concelho, menos 461 eleitores inscritos face a 2014. Para memória futura fica a vitória do Partido Socialista que, de acordo com o escrutínio provisório no concelho, alcançou 37,31%, seguindo-se o PSD com 14,19%, o BE com 10,87%, a CDU com 8,28%, o PAN com 5,66%, o CDS com 5,19% e as restantes onze candidaturas com menos de 3%. Os resultados eleitorais completos, no país, na região e no concelho, poderão ser consultados no site oficial: www.europeias2019.mai.gov.pt

*Artigo publicado na edição de junho do Jornal de Cá.

Pode gostar também
Comentários
Loading...