Vinhos e gastronomia do Cartaxo atraem visitantes da FNA

Considerada a maior feira agrícola do País, a FNA, que abriu portas no passado dia 10 de junho, terminou este domingo, depois de nove intensos dias na promoção da agricultura portuguesa

O dia do Cartaxo na Feira Nacional da Agricultura (FNA), em Santarém, no passado sábado, dia 17, deu a conhecer o concelho através de muitas das suas empresas, com as harmonizações e provas de vinhos e gastronomia a atrair dezenas de pessoas.

O Cartaxo deu-se a conhecer no espaço da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo – CIMLT, que ali recebeu os seus onze municípios, dedicando-lhes dias especiais no certame. O dia do Cartaxo contou com cerca de duas dezenas de empresas do concelho que ali mostraram os seus produtos e serviços, a convite da Câmara Municipal.

As provas e harmonizações de vinhos e gastronomia foram um sucesso, levando dezenas de pessoas a apreciar os produtos tradicionais do concelho. Ao longo do dia, foram ali provados os vinhos da Adega Cooperativa do Cartaxo, da Sociedade Agrícola Casal do Conde e da casa agrícola Pitada Verde vinhos do concelho, assim como a gastronomia típica do concelho, levada pelo o Copo de 3 e pela Taberna do Gaio, foi degustada com satisfação pelos visitantes do espaço dedicado, naquele dia, ao Cartaxo, que contou com a animação musical do Rancho Folclórico de Vale da Pinta.

O Cartaxo apresentou ainda algumas demonstrações de cozinha ao vivo, com harmonização de compotas gourmet da Quinta d’Ouro e vinhos da Adega Cooperativa do Cartaxo, “Chips” de chocolate belga da Doce KiKi enamorado com os vinhos do Casal do Conde, “Sinfonia de Sabores Ribatejanos” pelo Copo 3, Taberna do Gaio e pelos vinhos Pitada Verde e, às 19h30, Prova de Caspiadas, em sintonia com os vinhos da Adega Cooperativa do Cartaxo. Recorde-se que, no ano passado, até o Presidente da República, na sua visita à FNA, saboreou com gosto este bolo típico de Pontével, cozido em forno de lenha e que é património único e registado da vila do concelho do Cartaxo, e ali foi apresentado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Pontével. Para além deste bolo tradicional, as empresas Doce Kiki e Outros Destinos apresentaram algumas das suas iguarias doces.

Também presentes estiveram agentes turísticos do concelho que atuam em áreas como o alojamento ou as atividades de recreio, lazer e viagens a divulgar os seus produtos e serviços, como a Casa 1927, e.nove Hostel, Hotel Quinta das Pratas, Sociedade Agrícola Quinta das Palmeiras, Clube Quinta da Lapa, Dias Radicais – River Park, Ollem Turismo Fluvial, Quinta da Broeira, Tagus Natura, Quinta do Bairro Falcão – Pé na Terra, Malagueta Viagens, Coudelaria Luís Bastos e Agrovarandas. O artesanato regional esteve representado por Luís Campino.

Mais artigos
1 De 162

Nove dias da FNA com balanço positivo
Considerada a maior feira agrícola do País, a FNA, que abriu portas no passado dia 10 de junho, terminou este domingo (18), depois de nove intensos dias na promoção da agricultura portuguesa e dos setores relacionadas com este mercado, com grande satisfação dos expositores e dos visitantes.

Com um aumento na área de exposição, a Feira afirmou-se, uma vez mais, como o principal evento deste mercado e a grande montra do sector agrícola em Portugal, no qual a inovação e a tecnologia estiveram em destaque, assim como o investimento das empresas que tornaram possível uma exposição cuidada e de grande importância para estabelecer contactos e negócios.

Durante nove dias a 54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo foi o centro das atenções da agricultura nacional, com uma presença alargada de expositores, representando quase todo o sector e apresentando simultaneamente características tradicionais e festivas, que fazem desta feira um acontecimento único no País.

Mais uma vez, a FNA voltou a receber a visita de diversas individualidades, com destaque para a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, que esteve presente em diversas iniciativas durante os nove dias de feira e manifestou a sua satisfação pela grandeza do evento.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.