Ambiente: 400 pessoas inscritas para ganhar um compostor

A Câmara Municipal do Cartaxo já começou a entregar compostores às primeiras 400 pessoas que se inscreveram na campanha Adote um Compostor, promovida pela Ecolezíria.

O principal objetivo da campanha é valorizar os resíduos domésticos, transformando-os, a custo zero, em fertilizante natural, o que contribuirá para reduzir os resíduos enviados para aterro, aumentar o uso de adubos orgânicos e promover a sustentabilidade ambiental.

De acordo com o município do Cartaxo, iniciou-se esta quarta, 5 de maio, a entrega dos primeiros compostores. Pedro Nobre, vereador responsável pelo pelouro de recolha de resíduos e de limpeza urbana, explica que “os nossos serviços recolhem as inscrições validadas pela Ecolezíria e organizam a entrega dos compostores ao domicílio, mediante agendamento prévio. Esta entrega facilita o transporte do compostor, em especial a quem não tenha meio de transporte que o permita, garante a montagem correta do equipamento e permite esclarecer dúvidas sobre a sua utilização”.

O autarca reconhece que “esta entrega pode ser mais demorada, mas garante que os compostores chegam a quem de facto tem condições e motivação para o usar”.

Ao longo das próximas semanas, a entrega vai continuar em todas as freguesias do concelho, logo os munícipes que já se inscreveram devem aguardar o contacto telefónico dos serviços da Câmara Municipal para agendar o dia de entrega.

Qualquer pessoa que possua casa com quintal, horta ou jardim e que possa colocar o compostor diretamente na terra pode ainda inscrever-se para receber gratuitamente um compostor de 310 litros de capacidade – a Câmara Municipal tem um total de 1050 compostores prontos para entrega e poderá alargar a campanha, caso surjam mais interessados.

Ler
1 De 172

Para se inscrever, contacte a sua junta de freguesia, os serviços da Câmara Municipal ou inscreva-se diretamente no site da Ecolezíria.

Pode gostar também