Cartaxo adere ao programa SNS Vacinação Local

A Câmara Municipal do Cartaxo aderiu ao programa “Vacinação SNS Local” que permite aos utentes com mais de 65 anos agendar, gratuitamente, a vacina contra a gripe sazonal numa das sete farmácias disponíveis do concelho.

Este programa tem como principais objetivos evitar as deslocações da população mais idosa às unidades de saúde locais e a concentração de muitas pessoas nos locais habituais de vacinação, especialmente numa altura crítica da evolução da situação epidemiológica.

O programa “Vacinação SNS Local” resulta de uma parceria entre a autarquia, que assume o pagamento de 90 por cento do custo de administração da vacina, e a Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, que assume os restantes 10 por cento. Esta medida, com um investimento previsto de 1215 euros, vai beneficiar 540 utentes que poderão receber a vacina sem ter de se dirigir às unidades de saúde locais.

Foram sete as farmácias do concelho do Cartaxo que aderiram a este programa. No Cartaxo, a Farmácia Pereira, Central do Cartaxo, Abílio Guerra e a Correia dos Santos; na Ereira, a Farmácia Ereirense; em Pontével, a Farmácia Areosa; e em Vila Chã de Ourique, a Farmácia Moderna.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, revela que o sucesso do programa de vacinação só é possível pela disponibilidade destas farmácias – “são as farmácias que permitem o aumento significativo dos locais de vacinação e que colocam as competências dos seus técnicos ao serviço da comunidade”.

Para usufruir desta medida, os utentes têm de marcar diretamente com a farmácia da sua preferência a hora e data para receber a vacina.

Pode gostar também