Celebram-se este ano 42 anos sobre a Revolução dos Cravos, e o Cartaxo, como não podia deixar de ser, tem agendadas algumas iniciativas para celebrar a data, este ano subordinadas ao tema “40 Anos das primeiras eleições democráticas no pós-25 de Abril”.
Integrado nestas comemorações tem lugar, no dia 23 de abril, sábado, a apresentação do livro “Abril depois de Abril”, marcada para as 17h, na Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita.
O livro, uma colectânea de contos sobre os 40 anos do 25 de Abril, junta cinco autores portugueses: Isabel Nogueira, Miguel Raimundo, Pedro Nunes, Samuel Pimenta e Valentina da Silva Ferreira, curiosamente, todos ‘filhos’ da revolução.
O prefácio é de Álvaro Cordeiro.
Para dia 24 está marcado o 1º Quizz CMJ, pelas 17h, no Mercado Municipal do Cartaxo. A organização é do Conselho Municipal da Juventude.
A manhã de segunda-feira, 25, conta com o içar da Bandeira, na Praça 15 de Dezembro, logo pelas 9h. Segue-se o desfile da corporação e viaturas dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, marcado para as 9h30.
A sessão solene está marcada para as 10h, na Praça 15 de Dezembro, se não chover. Caso São Pedro não esteja pelos ajustes, a cerimónia transfere-se para o Centro Cultural do Cartaxo.
No Estádio Municipal, pelas 10h, têm início as já tradicionais Corridas da Liberdade.
As Corridas da Liberdade pretendem celebrar a Revolução dos Cravos através do elogio do desporto como modo de vida saudável e de convívio entre gerações.
Os participantes são distribuídos pelos diversos escalões, tendo em consideração a idade, existindo ainda um escalão criado para as mães, pais e avós dos pequenos atletas, que são também convidados a correr nas pistas de atletismo e a fazer parte desta festa desportiva. Este ano, o Dojo Amicale do Cartaxo participa no evento, oferecendo aos participantes e ao público uma demonstração desta arte marcial.
Para as 11h está marcada a atuação da classe de ballet do Ateneu Artístico Cartaxense.
Junto à câmara municipal, realiza-se uma largada de pombos, às 11h30.
No edifício da Câmara Municipal é inaugurada, pelas 12h, uma exposição evocativa da revolução, que apresenta uma retrospetiva de cartazes políticos da época, organizada pela Área de Serviço.