Cartaxo celebra 205 anos de elevação a concelho

A Câmara Municipal do Cartaxo vai assinalar o 205º Aniversário de Elevação do Cartaxo a Concelho com uma cerimónia que será transmitida em direto, através da internet, a partir do Centro Cultural do Cartaxo, esta quinta-feira, 10 de dezembro.

Informa a Câmara Municipal que, na sequência das medidas de prevenção de contágio definidas para o concelho do Cartaxo, este ano a cerimónia conta com um número reduzido de convidados, não sendo possível a presença de público, como habitualmente acontece.

O presidente da Câmara, Pedro Ribeiro, lamenta não poder ter a população presente no Centro Cultural para assinalar esta data, sendo, diz o presidente, “com enorme alegria que mantemos a comemoração de um dos dias mais importantes para a afirmação da nossa terra”, lembrando que as novas tecnologias “vão possibilitar à população seguir a cerimónia a partir das suas casas”.

Em 10 de dezembro de 1815, por Alvará de D. João VI, o Cartaxo foi elevado a Vila e passou a ter independência administrativa em relação a Santarém – data que este ano vai ser assinalada de modo muito diferente do inicialmente programado, refere o comunicado do município.

A cerimónia vai decorrer no Centro Cultural do Cartaxo, às 19h de dia 10 de dezembro, com um número muito reduzido de convidados, de acordo com as normas impostas pela Direção-Geral da Saúde e definidas no Plano de Contingência do Centro Cultural: a sala tem lotação para 330 lugares, poderia acolher 146 pessoas, mas vão estar na sala apenas 70 pessoas, o que aumentará o distanciamento recomendado, para o dobro.

Medalhas de Mérito Municipal
Os Diplomas e Medalhas de Mérito Municipal que, em 1994, o executivo municipal deliberou atribuir a personalidades e instituições que prestem, ou tenham prestado, serviços relevantes ao Município e que habitualmente são entregues no dia 10 de dezembro, vão ser entregues no decorrer da cerimónia.

Ler
1 De 600

Este ano, as Medalhas de Mérito Municipal serão entregues a pessoas e instituições que desde o início da pandemia da doença Covid-19, estiveram na linha da frente da prevenção do contágio, do tratamento dos doentes e do apoio à população.

Instituições agraciadas com a Medalha de Mérito Municipal:
Guarda Nacional Republicana do Cartaxo; Polícia de Segurança Pública do Cartaxo.

Pessoas agraciadas com a Medalha de Mérito Municipal: Ana Margarida Serrano Gaspar Coelho, coordenadora Municipal de Proteção Civil; Conceição Maria de Vasconcelos Vicente Barbosa Reis, coordenadora da área de Ação Social e Saúde; Corina Alves Salvado Gonçalves Viana Zuninga Freire, coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade do Cartaxo; Helena Luísa Carvalho Ponte e Sousa, delegada de Saúde; Maria do Nascimento Janeiro Serrado, coordenadora da área de Imagem e Comunicação; Sérgio Gomes Lourenço, Unidade de Saúde Pública do ACES Lezíria – Equipa de resposta à pandemia de Covid-19; Victor Manuel da Conceição Rodrigues, adjunto de Comando dos Bombeiros Municipais do Cartaxo.

Ainda segundo o município do Cartaxo, na sala estarão apenas dois convidados por cada instituição ou pessoa que será agraciada com a Medalha de Mérito Municipal, o presidente da Assembleia Municipal e um representante de cada força política com representação neste órgão autárquico, o executivo municipal – presidente da Câmara e vereadores –, presidentes de Junta de Freguesia e o presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, que neste dia estará no concelho para reuniões de trabalho com empresas e com associações de empresários e comerciantes.

Pode gostar também