Passados cinco dias de isolamento das crianças do Jardim de Infância de Vila Chã de Ourique, os encarregados de educação receberam informação da delegada de saúde e códigos para realização dos testes de despistagem da Covid-19.
As cerca de 30 crianças encontram-se em casa, em isolamento profilático, desde a passada segunda-feira, 9 de novembro, depois de na véspera à noite os encarregados de educação serem avisados de que o jardim de infância estaria encerrado nos dias seguintes, por haver uma assistente operacional que testou positivo à Covid-19.
Esta sexta-feira, os encarregados de educação receberam informação oficial da delegada de saúde do ACES Lezíria, confirmando o que o Jornal de Cá já havia adiantado ontem: a par de um código para fazer o teste de despistagem à Covid-19, o isolamento das crianças deve continuar até ao próximo dia 22 de novembro, inclusive, mesmo que o resultado do teste seja negativo, período durante o qual deverá manter-se a vigilância de sintomas.
Para além disso, os encarregados de educação receberam ainda informação sobre como requerer uma declaração do isolamento profilático, e respetivos apoios no âmbito das medidas excecionais relativas à Covid-19, nomeadamente para os encarregados de educação que acompanham filhos menores em casa devido a isolamento.
Entretanto, também a Autoridade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria respondeu às questões colocadas esta semana pelo Jornal de Cá, confirmando as informações desta notícia e adiantando que, ao todo, foram prescritos testes a 15 funcionários e 33 crianças do jardim de infância.
Oficialmente, o Jornal de Cá tem conhecimento de apenas uma funcionária do Jardim de Infância de Vila Chã de Ourique que testou positivo à Covid-19, apesar de informações chegadas à redação do jornal de há quem tenha esta semana realizado o teste, a nível particular, resultando em mais duas pessoas positivas.