DECO alerta para concursos fraudulentos no Facebook

 

A crescente utilização das redes sociais tem potenciado o fenómeno de esquemas fraudulentos online, expondo os utilizadores destas redes a novas perigos do consumo, avisa a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – DECO, a propósito do caso recente de adesão a concursos na rede facebook.

Segundo a Associação de Defesa do Consumidor, este é um desses esquemas enganosos. Trata-se de concursos atrativos que, utilizam páginas com o nome de marcas conhecidas como chamariz, cativando os utilizadores com a promessa/oferta de ganhos fáceis, como por exemplo: carros, smartphones, vales de desconto, entre outros.

O procedimento para ganhar prémios é por norma, muito fácil e é sempre o mesmo: fazer gosto na página, partilhar e comentar. Vários utilizadores participam nestes anúncios publicitários falsos, sem se aperceberem que estão a ser enganados!

Assim, com o intuito de alertar os utilizadores, a DECO informa:

Desconfie sempre de promoções e concursos, principalmente quando a página não é da própria marca;

Verifique a veracidade da oferta na página oficial da empresa ou marca sempre que o concurso/passatempo reencaminhe para um site externo, desconfie e tenha o especial cuidado de verificar os endereços digitais indicados pela promoção; Se verificar que o endereço não é fidedigno não forneça qualquer dado pessoal ou contacto, especialmente, o número de telemóvel ou cartão de crédito.

Salvaguarde os seus dados pessoais destas falsas páginas na internet, uma vez que a cedência dos mesmos poderá ter custos e despesas inesperadas.

A DECO encontra-se atenta a este tipo de práticas fraudulentas e continuará a denunciar estas situações lesivas dos direitos dos consumidores.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.