Deputado apresentou livro sobre o Parlamento dos Jovens

Porfírio Silva, deputado à Assembleia da República, esteve no Cartaxo, no auditório da Quinta das Pratas, no passado dia 16 de dezembro, para apresentar o seu livro mais recente, “O Ideário Constitucional no Parlamento dos Jovens”, aos jovens do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita.

Esta iniciativa, no âmbito da rede concelhia de bibliotecas, contou com a colaboração dos professores do Agrupamento envolvidos no projeto Parlamento dos Jovens e com os alunos e alunas que integrarão a próxima edição do projeto.

Perante um auditório cheio, Porfírio Silva apresentou o seu livro “O Ideário Constitucional no Parlamento dos Jovens” e explicou a sua origem.

O livro aborda detalhadamente a edição de 2017 do Parlamento dos Jovens que, por sugestão do presidente da Assembleia da República, teve como tema a Constituição democrática que nasceu do 25 de abril de 1974.

Na edição de 2017 participaram “mais de quatro mil turmas de todo o País, candidataram-se a representantes da escola mais de 23 mil alunos, votaram nessas eleições quase 160 mil alunos e alunas, foram eleitos nas sessões escolares de todo o País mais de 13 mil colegas vossos, tendo 258 chegado às sessões nacionais”, salientou o autor.

Sobre a iniciativa Parlamento dos Jovens, que já comemorou 20 anos, Porfírio Silva definiu-o como uma lição prática da vida em democracia, uma vez que leva a “pensar, a saber como se faz, como se discute, a ouvir os argumentos dos outros, a partilhar a nossa opinião, avançando no processo de tentar encontrar soluções que sejam minimamente razoáveis para todos, mesmo que à partida nem todos estivessem de acordo sobre aquilo que vai ser acordado”.

Mais artigos
1 De 37

No final da sessão, Porfírio Silva e os demais membros da mesa puderam experimentar diversas iguarias preparadas pelos alunos e professores dos cursos profissionais de Mesa e Bar da Escola Secundária do Cartaxo.

Pode gostar também
Comentários
Loading...