O mês de abril parece vir dar alguma abertura às nossas vidas. Já dá outro ânimo o facto de os dias serem maiores, mas também as celebrações que se avizinham e que foram canceladas nos dois últimos anos parecem ter luz verde para acontecer de forma mais normalizada. A Festa do Vinho que, ao que tudo indica se realizará este ano nos moldes tradicionais – sem pão nem chocolate, decorre de 29 de abril a 1 de maio.
Sobre as celebrações do 25 de abril pouco ainda se sabe por agora, a não ser espetáculos a decorrer no Centro Cultural do Cartaxo, onde, por exemplo, a banda rock UHF trará um concerto de homenagem a Zeca Afonso, assim como também haverá um espetáculo que evoca a vida e o legado de Amílcar Cabral, fundador do PAIGC. Contudo é de salientar o programa de abril no CCC, que vários espetáculos de diferentes expressões artísticas, dirigidos tanto a adultos como a crianças e jovens.
Entretanto, também já foi anunciado o Circuito de Ciclismo de Vila Chã de Ourique que habitualmente se realiza no dia 1 de maio, mas não sabemos ainda se haverá a habitual celebração do Dia do Campino, como manda a tradição no Cartaxo, nesse mesmo dia e que costuma figurar no programa da Festa do Vinho. O que já sabemos, e também lhe damos a conhecer nesta edição é que, neste dia, vai haver corrida de touros.
A oferta cultural volta a ser diversa e convida a sair de casa. Mas convém lembrar que a covid-19 continua por aí, ainda que muitos – incluindo as autoridades – pareçam esquecidos dela. A pandemia passou para segundo plano e assim se deverá manter, pelo menos até ao próximo outono/ inverno. Por agora, aproveitemos o estado de graça que nos está a ser concedido, porque os últimos tempos têm sido amargos q.b. e o futuro também não se prevê muito doce.
Saiba aqui como receber a edição impressa do Jornal de Cá. Já nas bancas do concelho do Cartaxo