Dois anos de clausura provocada pela pandemia vieram mostrar-nos que dependemos de momentos de festa e convívio para estarmos mais unidos enquanto comunidade. Depois de tanto tempo impedidos de nos juntarmos em redor da mesa a petiscar com os amigos e até em família é ver agora nas festas populares e noutros eventos culturais e festivos a grande adesão das pessoas e a felicidade de todos por poderem voltar a reunir-se e a estar juntos.
É bom ver que as tradições se mantêm e que, mesmo depois de dois anos de cancelamentos, as autarquias, associações, coletividades e pessoas, a título individual, se voltam a unir e a trazer para a rua aqueles momentos que marcam a nossa a identidade e que não a deixam morrer. E é melhor ainda ver que o povo adere e agradece com a sua presença, dando valor a quem, ao longo de muitos anos, mantém vivas estas tradições, com muito esforço e suor, empenhando muitas horas das suas vidas pelo amor à causa.
Ao longo do mês de junho foram muitas as atividades desenvolvidas pelas diversas entidades públicas, culturais e associativas que trouxeram animação à população, mostrando o que de melhor há no nosso concelho, desde a gastronomia, passando pela cultura ou pelo desporto. Com a dedicação de todos, muitas vezes com poucos meios e pouco dinheiro, é possível seguir em frente e promover momentos de grande alegria e esperança para os tempos que hão de vir.
Esta esperança vê-se nos jovens que se unem aos mais velhos, dando continuidade às tradições da terra, mas também pelas novas iniciativas que pretendem desenvolver junto dos seus conterrâneos, iniciando assim novas atividades que trazem mais vida às vidas de quem cá vive.
A todos eles só podemos agradecer e dar o nosso contributo, aparecendo nos eventos e apoiando os seus feitos, dando-lhes força para continuarem a manter vivas as nossas tradições e a trazer novas ideias que façam da nossa terra um melhor lugar para viver, com orgulho do que é nosso.
Saiba aqui como receber a edição impressa do Jornal de Cá. Já nas bancas do concelho do Cartaxo