Festa do Vinho até domingo

Cartaxo, 28/04/2016 - Inauguracao da Festa do Vinho 2016, com presenca do Secretario de Estado da Agricultura e Alimentacao Dr Luis Medeiros Vieira ( Vitor Neno / Neno Photo )

 

O Cartaxo recebe, de 28 de abril a 1 de maio, a 28.ª edição da Festa do Vinho, no Pavilhão Municipal de Exposições da cidade.

 

À semelhança dos anos anteriores, lá poderá encontrar tasquinhas que servem os pratos regionais, casas agrícolas que dão a provar e vendem as suas melhores colheitas, provas de vinho conduzidas por enólogos, chefs de cozinha que mostram ao vivo como preparar uma refeição dedicada a um vinho especial ou como escolher o vinho certo para aquele prato que tanto aprecia.

Mas não há Festa sem música, pelo que as bandas filarmónicas, os grupos de cantares tradicionais, o folclore regional e as danças de salão vão também passar pelo recinto das tasquinhas durante a tarde e à hora do jantar. As noites serão marcadas por outra música – na sexta-feira a banda Alma Jah e o Dj Nuno Calado, e no sábado o concerto Rock’n Cartaxo, que vai levar ao palco o som das bandas rock do concelho, num concerto que apresenta o CD editado pela revista Dada.

O certame abre portas no dia 28 de abril, quinta-feira, pelas 18h, numa cerimónia que conta com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luis Medeiros Vieira. A tarde fica completa com a atuação do Grupo de Cavaquinhos e Cantares da Universidade Sénior de Vila Chã de Ourique.

Pelas 21h30 acontece a atuação do Grupo Cantigas da Terra, do Rancho Folclórico do Cartaxo.

Mais artigos
1 De 500

Sexta-feira fica marcada pela realização do Seminário “Cortiça e Vinho – uma união natural”, pelas 15h, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas. Este Seminário conta com a entrega de prémios do Concurso de Vinhos da Campanha 2015/2016 do Melhor Vinho na Produção do Concelho do Cartaxo e da Região Tejo.
No Pavilhão, a partir das 20h, há música, com os Besoiros da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense. Para as 22h está marcada a atuação da Banda Alma Jah, e às 23 começa a atuação do Dj Nuno Calado.

No sábado há Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho do Cartaxo, a partir das 15h. Às 15h30 tem lugar uma Prova Enogastronómica da responsabilidade do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita e pelas 17h30 começa a Prova Enogastronómica da responsabilidade da Confraria da Sopa da Pedra de Almeirim.

O 9º aniversário da AMPV (Associação de Municípios Portugueses do Vinho) comemora-se a partir das 19h, com a cerimónia de entrega dos Prémios Prestígio 2015 da AMPV, “Prémio Personalidade do Vinho do Ano” e “Prémio Entidade do Vinho do Ano”.

Algumas das bandas que integram o CD Rock ‘n Cartaxo, editado pela Revista Dada, sobem ao palco a partir das 22h30.

O último dia do certame, 1 de maio, conta com o habitual Festival de Folclore Infantil, organizado pelo Rancho Folclórico do Cartaxo, a partir das 15h.
Às 15h30 há uma prova conduzida de vinhos e a entrega dos prémios do “Melhor Stand” e “Melhor Tasquinha” está marcada para as 16h30.

O 9º aniversário da revista Dada assinala-se a partir das 17h, no interior do pavilhão, com uma sessão fotográfica dedicada ao Dia da Mãe, intitulada “5 minutos de Fama V”.

A Adega Cooperativa do Cartaxo e o Chef Igor Martinho conduzem, a partir das 17h30, uma Prova Enogastronómica; o Rancho Folclórico da Freguesia da Lapa anima as hostes a partir das 18h, e às 19h há Danças de Salão da Sociedade Filarmónica Cartaxense.

A Festa do Vinho 2016 despede-se pelas 22h.


 

Pode gostar também

Comentários estão fechados.