Festa do Vinho volta com o Chocolate

Durante cinco dias, os produtores e as casas agrícolas vão oferecer os sabores e aromas dos seus vinhos, o chocolate ocupará bancas e ateliês, a música subirá ao palco e as tasquinhas serão espaço de convívio e de divulgação da gastronomia da região e do vinho do Cartaxo

A 30ª Festa do Vinho do Cartaxo começa no próximo dia 27 de abril e decorre até 1 de maio, com o mesmo tema do ano passado: Vinho & Chocolate, celebrando a fusão destes dois produtos com inúmeras atividades e animação para miúdos e graúdos

A Câmara Municipal do Cartaxo voltou a desafiar produtores, a convidar enólogos e instituições de ensino a estarem presentes, apostou num conjunto de iniciativas de animação musical, provas de vinho, demonstrações de cozinha ao vivo e manteve o espaço infantil que no ano passado fez as delicias dos mais pequenos e das suas famílias. As tasquinhas prometem o mesmo de sempre – o melhor da gastronomia regional. Durante cinco dias, os produtores e as casas agrícolas vão oferecer os sabores e aromas dos seus vinhos, o chocolate ocupará bancas e ateliês, a música subirá ao palco e as tasquinhas das associações do concelho serão espaço de convívio e de divulgação da gastronomia da região e do vinho do Cartaxo.

O primeiro dia do certame, que decorre no Pavilhão Municipal de Exposições, inicia-se com o Seminário “As Adegas Cooperativas e Novos Mercados”, numa parceria com a Fenadegas, às 14h. A meio da tarde, ainda antes da cerimónia de inauguração da 30ª Festa do Vinho (às 19h, com a presença da música popular portuguesa, pelo grupo Cantigas da Terra, do Rancho Folclórico do Cartaxo), decorre a cerimónia de entrega de Prémios do Concurso de Vinhos à Produção, seguida de uma prova comentada dos vinhos premiados no concurso.

Ainda nesta sexta-feira (18h30), haverá um ateliê para crianças promovido pela Academia Grau de Prova. Pelas 21h, alunos dos cursos profissionais de Cozinha e Pastelaria e de Restaurante e Bar, da Escola Secundária do Cartaxo, apresentam uma sessão de showcooking (cozinha ao vivo) em parceria com os Vinhos Rui Franco, com o enólogo Hernâni Magalhães. As sessões de showcooking, assim como as provas comentadas, acontecem também noutros dias do certame, com a parceria da Adega Cooperativa do Cartaxo, da Casa 1927, Vinhos Casal da Fonte, entre outros.

No sábado, 28, há “Ateliê de chocolate – Mini Chef”, pela nutricionista Elisabete Duarte, às 15h, seguindo-se um ateliê, também dirigido aos mais pequenos, promovido pela Mentes em Forma. Os ateliês para crianças repetem-se neste dia, às 17h, com a Academia Lápis Mágico, e às 18h com o Colégio Pergaminho Mágico, e voltam nos dias seguintes, também, com o Espaço Girabola e o My Camp.

Domingo é dia de Sessão fotográfica do Dia da Mãe – 5 Minutos de Fama, promovido pela Revista DADA (que aqui celebra o seu 11º aniversário), em parceria com o fotógrafo Vítor Neno, com presentes para todas as mães que participem com os seus filhos. Para saber mais, fique atento ao Facebook da Revista DADA.

Mais artigos
1 De 15

Dia 30 de abril, as atividades do certame acontecem em paralelo no Auditório Municipal na Quinta das Pratas com as comemorações do 11º Aniversário da Associação de Municípios Portugueses do Vinho – AMPV e a Cerimónia de entrega dos Prémios Prestígio AMPV.

Neste mesmo dia, no Pavilhão Municipal de Exposições, a Festa do Vinho & Chocolate continua com uma prova de vinhos às 18h. Depois de jantar, às 22h, dance e divirta-se com os Carapaus, Azeite e Alho.

A terça-feira, 1 de maio, tem como ponto forte o Dia do Campino, com desfile nas ruas da cidade, a partir das 10h, com campinos, amazonas, cavaleiros e a participação do Rancho Folclórico do Cartaxo e da banda da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense.

Neste dia, para além das atividades no pavilhão, que encerram com a atuação do Grupo de Cantigas e Tradições da Lapa, haverá novilhada na Praça de Touros, às 17h.

As tasquinhas regionais (Rancho Folclórico do Cartaxo, Associação do Rancho Folclórico da Freguesia da Lapa, Casa do Povo da Ereira, Sociedade Filarmónica Incrível Potevelense, O Tejo – Centro de Dia e ATL de Valada, Associação Cultural e Recreativa de Vale da Pedra – “Bola”, União Desportiva e Recreativa de Vale da Pinta, “Os Cinquentões”) continuam a servir iguarias de todas as freguesias, até às 22h, neste dia de encerramento.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.