Francisco Rodrigues é um dos 4 portugueses selecionados para o Campeonato Mundial de Ginástica

O ginasta do Ateneu Artístico Cartaxense vai representar Portugal no Campeonato Mundial de Ginástica que se realiza de 7 a 9 de novembro, em Pamplona, Espanha.

Francisco Rodrigues, 18 anos, entrou na faculdade este ano letivo, com média de 18,6 valores, em Engenharia Física e Tecnológica no Instituto Superior Técnico de Lisboa. É ginasta no Ateneu Artístico Cartaxense desde os 3 anos, começou no tumbling aos 5 anos, e já perdeu a conta a quantas medalhas ganhou em campeonatos distritais e nacionais a competir com as cores do clube do Cartaxo.

Está entre os quatro portugueses selecionados para representar o país no Campeonato Mundial de Ginástica que se realiza de 7 a 9 de novembro, em Pamplona, Espanha.

O Francisco Rodrigues integra a seleção nacional da Federação Portuguesa de Ginástica, em Seniores Elite, vem treinar ao Ateneu às terças e às sextas, e por vezes também ao sábado, “os dias que consigo conciliar com a faculdade”, apesar de poder estar a treinar num clube em Mem-Martins, em Lisboa, onde as condições são melhores porque o Ateneu não tem uma pista com a dimensão necessária para o Francisco fazer a série completa, mas ainda assim quis continuar a treinar no Cartaxo, “cheguei a pensar em ir para lá, mas, lá está, eu gosto de treinar no Ateneu e também com a minha treinadora, acho que nos entendemos bem, eu gosto bastante de treinar com ela e eu preferi treinar em casa”.

“Na verdade, eu até gostava, entre aspas, que ele tivesse outras oportunidades porque nós não temos a pista com o tamanho certo para ele poder competir”, refere a treinadora Ana Guimarães, mas “ele optou por treinar no Cartaxo, o ambiente é muito bom, o que se vive aqui dentro do treino é muito positivo e eu acho que ele não quer arriscar, baixar a performance dele também, pelo ambiente que existe, não só por mim, mas eu sinto-me super orgulhosa”.

Francisco Rodrigues conta que neste campeonato, “gostava bastante de marcar as séries que eu tinha idealizado na minha cabeça e ir à final de equipas”. Enquanto ginasta, Francisco Rodrigues, para o ano, tem como objetivo participar no Europeu, e também participar no próximo Mundial, “sempre a olhar para a frente e continuar assim”.

Isuvol
Pode gostar também