Sopa de abóbora e tomate para os dias de outono

 

O Outono traz no ar a sede de comidas reconfortantes. E para os dias frios, em que o vento empurra pelo ar as folhas amarelas das árvores, nada melhor do que o aconhego de uma boa sopa de abóbora e tomate assados. O tomate é nativo do Novo Mundo.

Quando os espanhóis chegaram à capital asteca de Tenochtilán, actual Cidade do México, «(…) repararam que os vendedores “ofereciam tomates grandes, tomates pequenos, tomates verdes, tomates cacho, tomates finos, tomates doces, grandes tomates como serpentes, tomates muito amarelos, extremamente amarelos, vermelhos, muito vermelhos, completamente encarniçados, com uma cor de vermelho-brilhante, de rosa poente e avermelhados”» in Uma História Saborosa do Mundo, pág. 151.

Para os astecas, tomate tinha a designação de xitomatl e as plantas com frutos redondos com sementes, recebiam o nome de tómatl. Os Espanhóis trazem o tomate para a Europa, mas a desconfiança a este novo ingrediente foi semelhante ao que tiveram com a batata.

Os espanhóis levam, depois de Sevilha, o tomate para Nápoles onde recebe a designação de “maçã dourada”, atribuída pelo pai da botânica italiano, Andrea Mattioli, no século XVI. Designação que originou posteriormente a expressão italiana pommodoro. No século XVII, em Itália, existem registos do uso do tomate em receitas. Os franceses, chamaram-lhe pomme d’ amour. Por ser considerado uma planta venenosa, com características alucinogénicas por causa da sua semelhança com a mandrágora – uma planta usada em feitiçarias – foi remetido durante vários anos a planta ornamental. Foram precisos quase dois séculos para que entrasse nas cozinhas europeias como alimento.

As abóboras são um dos símbolos do Outono e combinam na perfeição com o tomate nesta deliciosa sopa que vos trago.

Mais artigos
1 De 47

Ingredientes para 4 pessoas:

650 g de abóbora
650 g de tomate maduro
1 cebola
3 dentes de alho
1 dl de azeite
500 ml de caldo de legumes
20 folhas de manjericão
Sal e pimenta-preta q.b.

Confeção:

1. Descascar a abóbora e cortá-la em cubos.

2. Retirar a pele e as sementes ao tomate.

3. Colocar num tabuleiro de forno a abóbora, o tomate picado, a cebola cortada em meias luas e os dentes de alho. Temperar com sal e regar com azeite.

4. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 40 minutos, a meio mexer a mistura.

5. Colocar os legumes assados numa panela. Regar com o caldo de legumes quente e adicionar as folhas de manjericão.

6. Triturar com a varinha mágica. Se necessário rectificar o sal.

 

Texto escrito por Isabel Zibaia Rafael, autora do blogue Cinco Quartos de Laranja

Pode gostar também

Comentários estão fechados.