“Hoje os médicos querem vir para cá”
João Heitor garante que atualmente a “falta de médicos no Cartaxo é um mito”. O presidente da Câmara, diz que “é difícil encontrar” na Unidade Local de Saúde da Lezíria “um concelho que tenha uma cobertura melhor que a nossa”, e considera que o novo Centro de Saúde tem “impacto na atratividade dos médicos, porque sabem que vão ter em breve condições de trabalho melhores que as que têm hoje”
Atualmente há 14 médicos a tempo inteiro e dois a meio tempo nas unidades de saúde do concelho do Cartaxo, mas ainda há cerca de 1 400 a 1600 utentes sem médico de família atribuído. Os números foram avançados pelo presidente da Câmara, durante a sessão da Assembleia Municipal, no dia 25 fevereiro, na Ereira.
“Agora com o novo Centro de Saúde, como o executivo pretende combater a falta de médicos no Cartaxo”, que é “o que as pessoas mais se queixam”, quis saber Miguel Ribeiro. João Heitor garantiu ao deputado do partido Chega que “a falta de médicos no Cartaxo é um mito”.
Em 2022, só a Unidade de Saúde Familiar do Cartaxo Terra Viva tinha cerca de 5 200 utentes sem médico de família e apenas três médicos especialistas de medicina geral e familiar, hoje tem sete. No concelho, “tínhamos mais de 7 mil utentes sem médico de família”, enfatiza João Heitor. Segundo o autarca, nos últimos anos, a Câmara tem feito “um caminho com esta Unidade de Saúde Familiar” de reorganização dos serviços e dos espaços, “temos trabalhado na atração de profissionais”, recebendo-os no Cartaxo e promovendo apresentações “do nosso programa e plano para a saúde” mostrando “o quanto é bom viver no Cartaxo e o quanto será bom também para eles trabalharem cá. E isso, de alguma forma, tem funcionado porque hoje os médicos querem vir para cá”.
O presidente da Câmara acredita que também “o novo centro de saúde tem impacto na atratividade dos médicos, porque sabem que vão ter em breve condições de trabalho melhores que as que têm hoje. Portanto, estamos a mitigar a falta de médicos no nosso concelho de uma forma que é exemplar para qualquer um dos concelhos da Unidade Local de Saúde da Lezíria”.
A obra do novo Centro de Saúde do Cartaxo prevê-se que esteja concluída no segundo semestre de 2026.