João Correia traz “Tubarões, melgas e rock and roll” ao Cartaxo

“Tubarões, melgas e rock and roll” dão o mote à palestra que o cartaxeiro João Pedro Correia, biólogo marinho, trouxe aos alunos da Escola Secundária do Cartaxo, no Dia Mundial dos Oceanos.

Foi no âmbito do Projeto Ano Europeu 2022, Os Oceanos, uma iniciativa da Comissão Europeia, que a Escola Secundária do Cartaxo, a convite do Clube Europeu, recebeu João Pedro Correia, biólogo marinho de formação, docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche do Instituto Politécnico de Leiria e fundador da Flying Sharks, no passado dia 8 de junho, no Auditório da Quinta das Pratas no Cartaxo.

O “entusiástico orador” abordou os aspetos de investigação marítima, captura aquisição e transporte de animais (Aquários e zoos), através da fundação da Flying Sharks, com a qual se transportam organismos marinhos para o mundo inteiro e se presta consultoria, destacando-se igualmente a pesca comercial de Tubarões e Raias.

“Dada a sua pertinência científica e motivacional a palestra contribuiu para o conhecimento mais consolidado dos alunos e da comunidade educativa sobre a importância da proteção dos Oceanos, sensibilizando-os para a redução da poluição e a transição para a economia circular, relevando a importância do Pacto Ecológico Europeu e a adoção de uma estratégia de cooperação para preservar os Oceanos e a sua biodiversidade, dados os seus benefícios ecológicos e socioeconómicos”, diz a nota da Escola Secundária.

No âmbito do evento, os alunos do 11º F elaboraram “cartões de cidadão” de diversos seres marinhos para uma exposição efetuada na Biblioteca. Participaram os alunos do 10º das turmas A,B,C,D,E e 11º F, docentes de Biologia e Geologia e do Clube Europeu.

Pode gostar também