Leve toda a família de férias

As férias dos donos não podem continuar a ser desculpa o abandono de animais de estimação quando há diferentes soluções para tirar uns dias de descanso.

Todos os anos na época de férias, e apesar das diversas campanhas de sensibilização, o abandono de animais de estimação aumenta significativamente. Em Portugal, o abandono de animais de estimação é crime, no entanto, todos os anos milhares de cães e gatos domésticos são recolhidos pelos centros de recolha oficiais.

As férias dos donos não podem continuar a ser desculpa o abandono de animais de estimação quando há diferentes soluções para tirar uns dias de descanso.

Vai de férias e não sabe o que fazer ao seu cão? Este é um problema para muitas pessoas quando se aproxima o verão, altura em que os portugueses aproveitam para relaxar uns dias longe de casa e os animais de estimação se colocam como entrave. Felizmente, em Portugal, a maioria dos donos já escolhe o destino de férias a pensar nos seus amigos de quatro patas, levando-os ‘na bagagem’.

São cada vez mais as famílias que vivem com, pelo menos, um animal de estimação, sendo natural o aumento de atividades e serviços relacionados com esta condição, havendo, por isso, hoje em dia, vários hotéis e espaços de turismo rural que aceitam animais de estimação, já para não falar dos parques de campismo que, na sua grande maioria, permitem a presença destes turistas especiais, sempre acompanhados pelos donos.

Não sendo esta uma boa solução para certos casos, há sempre a hipótese de deixar os seus animais num hotel canino, onde também eles podem passar umas boas férias na companhia de outros animais e fazer novas amizades. E se esta ainda não é a melhor solução para si e para os seus amiguinhos, pode optar por um serviço de pet-sitting, deixando os seus animais no conforto do lar, confiando-os a alguém que cuide deles diariamente, indo a casa para lhes dar comida e água e, no caso dos cães, levando-os a passear.

Como vê, para tudo há uma solução, que não pode passar (nunca!) pelo abandono dos animais, ainda que temporário. Para além de estar a quebrar um compromisso moral e ético que selou quando escolheu mais um membro para a sua família, está a infringir a lei que prevê que “quem, tendo o dever de guardar, vigiar ou assistir animal de companhia, o abandonar, pondo desse modo em perigo a sua alimentação e a prestação de cuidados que lhe são devidos, é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias”.

Se tem um problema de saúde ou tem de sair do país e não pode levar o seu animal

O QUE FAZER?

Peça a um familiar ou amigo que lhe fique com o animal.

Procure uma associação de proteção animal.

Contacte o Centro de Recolha Oficial da sua área.

VAI DE FÉRIAS?

Procure ficar num alojamento que aceite animais.

Peça a um familiar ou amigo que tome conta do seu animal na sua ausência.

Procure um hotel para animais.

Nunca o abandone! O seu animal de estimação é um amigo.

Sob o mote “Neste verão leve toda a família de férias”, o Município de Santarém lança campanha de sensibilização sobre o abandono de animais durante as férias e apela a todos os cidadãos que não abandonem os seus animais de companhia.

Isuvol
Pode gostar também