Pedalar é o melhor remédio

Estamos em plena semana da mobilidade. Nada melhor que conhecer várias razões para começar a deslocar-se de bicicleta, na cidade, adotando um estilo cada vez mais em voga, que lhe traz vários benefícios para a sua saúde, assim como para o planeta.

Em todo o mundo, a bicicleta começa a ter cada vez mais protagonismo, não só por questões económicas ou de saúde, mas também por se tratar de uma maneira mais rápida e prática de chegar ao destino que pretende. A começar pela dificuldade de estacionamento nas cidades e acabando nas vantagens que pode ter nas filas de trânsito, passando à frente de dezenas de carros parados.

Depois, pense bem no que pode economizar. Os combustíveis levam-lhe boa parte do seu rendimento mensal, mas se passar a deslocar-se de bicicleta vai sentir uma brutal redução no seu orçamento. Mesmo que tenha que investir numa bicicleta, será um investimento ganho logo nos primeiros meses seguintes, pois a sua manutenção é mínima e em nada tem que ver com a manutenção de um carro (revisões periódicas, inspeções anuais, etc.).

Para além desta vantagens, pense no que ganha em saúde e bem estar. A pedalar estará a queimar calorias conseguindo não só manter um bom estado físico como espiritual. A andar de bicicleta consegue melhorar o sistema cardiorrespiratório prevenindo doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e níveis elevados de colesterol. Por outro lado, alivia o stresse, pois para além da produção de endorfinas durante o exercício, ao pedalar chega mais relaxado e bem humorado ao seu destino.

Por último, e se é um defensor de práticas de promoção ambiental, deixar o carro de lado e passar a andar de bicicleta traz enormes benefícios para o ambiente, diminuindo consideravelmente as emissões de CO2 na atmosfera.

Comentários estão fechados.