Pontével assinalou no sábado, 8 de dezembro, 800 anos de confirmação de foral.
A data foi lembrada com o colóquio “Forais de Pontével 1194-1218”, que trouxe à antiga sede da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense os oradores Anabela Ferreira, Ana Carina Azevedo, Gustavo Pimentel e Maria Zelinda Pêgo.
Pontével assinalou no sábado, 8 de dezembro, 800 anos de confirmação de foral. A data foi lembrada com o colóquio "Forais de Pontével 1194-1218", na antiga sede da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense. Os alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, vestidos a rigor, abrilhantaram a tarde com canções medievais e uma canção de Natal.
Publicado por Jornal de Cá em Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018
A sala estava cheia para assistir à atuação dos pequenos cantores do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, vestidos a rigor, que interpretaram canções medievais e uma canção de Natal. Pena foi que, após a atuação, grande parte da assistência tivesse ‘debandado’, ficando a sala meio despida, mas com um auditório bastante interessado no tema.
De fundação anterior à nacionalidade, Pontével recebe de D. Sancho I o primeiro foral, em 1194, mais tarde confirmado por D. Afonso II, em 1218. No ano em que a confirmação do Foral de 1218 assinala 800 anos, foi destes documentos que o Colóquio partiu para refletir sobre a história da vila.
A organização coube à Associação Rio da Fonte, com o apoio da Câmara Municipal do Cartaxo e da Junta de Freguesia de Pontével.