“Princípios de Gestão para Municípios” apresentado no Cartaxo

IMG_0087João Ralha e António Cruz, autores do livro “Princípios de Gestão Para Municípios”, estiveram no Cartaxo para apresentar o livro que, “mais que um manual de gestão”, apresenta “experiências e ideias” que possam ter aplicação a casos concretos. 

A apresentação decorreu na Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, no dia 9 de maio, e contou com a presença de Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara, e de Fernando Amorim, vice-presidente e responsável pelo pelouro de gestão e finanças da autarquia.

O livro reúne contributos de especialistas em diversas áreas da gestão, com experiência de trabalho em municípios e teve como objetivo de partida, sensibilizar os eleitos municipais para a necessidade de “desenvolverem os seus conhecimentos e competências em Gestão”.

João Ralha afirmou que “90% dos eleitos não tinham formação em gestão”, apesar de dirigirem organizações com “grande complexidade de gestão”, que o autor considera muito superior à maioria das empresas e organizações privadas no “âmbito das atividades desenvolvidas e de diversidade de competências técnicas necessárias”.

António Cruz, que é autor do capítulo sobre gestão económica, orçamental e financeira, lembrou que os municípios têm “um ambiente legislativo infernal, têm de estar sempre a adaptar-se à legislação”, o que lhes retira “tempo para pensarem em soluções”.

O autor referiu, ainda, o facto de o dinheiro não ser ilimitado, o que “obriga a fazer escolhas e a estabelecer prioridades”. No que respeita aos “projetos de investimento com comparticipações de 75%, 80% ou 100%, estes parecem bons, mas o seu custo não é o valor que tem de ser pago por ele, é tudo o que custa ao longo do seu tempo de vida”, lembrando que novos equipamentos aumentam a despesa corrente, sem aumento da receita, o que o leva a afirmar “os municípios vão ter de mudar”.

Mais artigos
1 De 949

Para além de João Ralha e António Cruz, o livro conta com contributos de Paulo Gonçalves Marco, Jorge Caldeira, Hélio Moreira, António Cruz, Jorge Figueiredo Faria, Margarida Gonçalves, Rui Ribeiro e Alexandra Machás. O prefácio é de Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto de 2001 a 2013.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.