Sabores do Mar Português no Festival de Gastronomia

 

Com o outono, Santarém já nos habituou ao Festival Nacional de Gastronomia, desafiando o mundo, pelo 36º ano consecutivo, a visitar a cidade enquanto prova Portugal, entre os dias 21 de Outubro a 1 de Novembro. Este ano, e pela primeira vez, o Festival centrará as suas atividades na descoberta d’Os Sabores do Mar Português.

Durante os 12 dias o Festival está de volta à Casa do Campino, onde disponibiliza 12 tasquinhas tradicionais e um restaurante conceito, o Lucky 13, que representam o melhor que a Gastronomia Portuguesa tem para oferecer em produtos, temperos e vinhos.

Nestes dias, os visitantes podem disfrutar da oferta exclusiva da restauração com uma mostra de Norte a Sul do País, provas Enogastronómicas, Cursos de Vinhos, Workshop de Tecnologia Alimentar, Seminário das Artes da Mesa, Provas de Vinho comentadas, Artesanato e Produtores, entre muitos outras atrações.

Foi em 1981 que nasceu o primeiro Festival Nacional de Gastronomia. Trazendo até Santarém os melhores restaurantes de cada região turística que por sua vez escolhiam para os seus cardápios as especialidades tradicionais regionais, o Festival teve um papel fundamental na preservação do património gastronómico Português. Terá sido a partir deste primeiro Festival que começaram a surgir, um pouco por todo o país, uma enormidade de certames gastronómicos.

Este festival é hoje uma marca consagrada junto de gastrónomos, profissionais e amantes da boa mesa que apresenta, anualmente, um programa rico em atividades que celebram e promovem o Património Gastronómico Português.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.