Semana da Saúde e Bem-Estar de volta ao Cartaxo

De 26 de setembro a 4 de outubro, o Cartaxo recebe a Semana da Saúde, com sessões de informação e apresentações temáticas com a participação de técnicos, instituições, especialistas e, claro, da população do concelho que é convidada a participar, de forma gratuita.

Durante oito dias, desta iniciativa organizada pela Câmara Municipal do Cartaxo em parceria com entidades públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, que desenvolvem atividade na área da saúde e promoção de estilos de vida saudáveis, haverá diversas atividades, onde temas, como os perigos do tabagismo, a importância do aleitamento materno ou os direitos em saúde vão estar em cima da mesa.

A sessão de abertura da Semana da Saúde acontece no Centro Cultural do Cartaxo, às 15h de quinta-feira, dia 26 de setembro, e conta com a presença do presidente da Câmara Municipal, Pedro Ribeiro, da vereadora do pelouro de Ação Social e Saúde, Elvira Tristão e de representantes da associação A Farpa que apresentarão o Projeto de Descentralização de Cuidados de Saúde Mental – Inclusivamente.

No sábado, 28 de setembro, a Semana da Saúde instala-se todo o dia na rua, mais precisamente na Praça 15 de Dezembro, para oferecer à população a Feira da Saúde e Bem-Estar – espaço de encontro entre utentes e instituições públicas e privadas que desenvolvem atividades e projetos nesta área. Esta é a quinta edição do evento que pretende divulgar os serviços e respostas existentes no concelho, no que respeita à saúde, para além de promover hábitos de vida saudáveis. Ao longo do dia – das 10h até às 18h –, para além de poder participar em rastreios gratuitos, visitar os espaços de empresas e IPSS instalados no espaço da Feira, o público poderá ainda assistir e participar em atividades desportivas e culturais.

O programa da Feira da Saúde inclui as presenças do Projeto Geração Saudável e do Hospital da Bonecada. A partir das 10h30, a Praça 15 de Dezembro acolherá o Tiro com Arco e o Tumbling do Ateneu Artístico Cartaxense, o Boccia do Programa Municipal Viver Mais Viver Melhor e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, o Karaté Oikka Portugal, da Sociedade Filarmónica Cartaxense, a Tuna e a Classe de Ginástica da Universidade Sénior do Cartaxo. O Karaté da Escola Paula Matias estará na zona envolvente à Praça de Touros e, durante a tarde, das 12h às 18h, a Federação Portuguesa de Ciclismo abrirá a Pista de Ciclismo para Crianças a todas e a todos os pequenos aventureiros das duas rodas.

Especialmente direcionado para trabalhadores da área de ação social e saúde, técnicos e cuidadores, mas aberto a toda a população, a Câmara Municipal organiza ainda o Encontro de Intervenção Social do Concelho do Cartaxo que, nesta sétima edição, terá como tema a Proteção e Acompanhamento dos Idosos Dependentes. O Encontro terá lugar no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, no dia 4 de outubro, das 9h30 às 17h – a inscrição é gratuita, mas obrigatória. Para mais informação sobre este encontro, os interessados devem contactar a Área de Ação Social e Saúde (telefone 243 701 260 ou e-mail asocial@cm-cartaxo.pt).

Mais artigos
1 De 128

Programa da Semana da Saúde

Quinta-feira, 26 de setembro
Das 9h30 às 13h, há rastreios na Lapa, na sede da União de Freguesia.

Às 15h, o Centro Cultural do Cartaxo acolhe a sessão de abertura, com o Projeto de Descentralização de Cuidados de Saúde Mental – Inclusivamente, pela Associação A Farpa.

Sexta-feira, 27 de setembro
Das 9h30 às 13h, há rastreios na Ereira, na delegação da União de Freguesia.

Às 18h, há sessão de informação sobre Aleitamento Materno promovida pela Unidade de Cuidados à Comunidade (UCC) do Cartaxo, no Salão da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita.

Sábado, 28 de setembro
Das 10h às 18h, decorre a Feira da Saúde, na Praça 15 de Dezembro, com a participação de entidades públicas e privadas com ou sem fins lucrativos; divulgação de serviços e realização de rastreios.

Segunda-feira, 30 de setembro
Das 9h30 às 13h, há rastreios em Vale da Pedra, junto à Junta de Freguesia.

Às 15h, há uma sessão de informação sobre o Tabagismo promovida por USF D. Sancho I, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas.

Às 19h, há sessão de esclarecimento da DECO – Defesa do Consumidor sobre ‘A saúde a que tem direito’, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas.

Terça-feira, 1 de outubro
Às 9h, há Caminhada pelo seu coração (Viver Mais Viver Melhor), com ponto de encontro na Quinta das Pratas.

Das 9h30 às 13h, há rastreios em Vila Chã de Ourique, na sede da Junta de Freguesia.

Às 18h, há Café Encontro, na Sede do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, onde se abordará o tema dos Comportamentos aditivos.

Quarta-feira, 2 de outubro
Das 9h30 às 13h, há rastreios em Pontével, no salão da Junta de Freguesia.

Das 17h30 às 19h30, há ‘Conversas com Barriguinhas’, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas.

Quinta-feira, 3 de outubro
Das 9h30 às 13h, há rastreios em Vale da Pinta, na delegação da União de Freguesias.

Sexta-feira, 4 de outubro
Das 9h30 às 13h, há rastreios em Valada, na Associação O Tejo.

Das 9h30 às 17h, decorre o VII Encontro de Intervenção Social, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, com o tema Proteção e Acompanhamento dos Idosos e Dependentes.

Pode gostar também
Comentários
Loading...