Sobrou massa? Dê-lhe outra forma e sabor

Transforme as sobras da massa da quiche em biscoitos e aperitivos deliciosos

Doces ou salgadas, as sobras da massa que usou para a quiche podem transformar-se em aperitivo ou num ótimo acompanhamento para o chá

As sobras da massa quebrada e/ ou folhada que usa para fazer quiches, tartes e folhados podem ser usados para fazer pequenos biscoitos e aperitivos. Mais uma forma de cozinhar sem desperdícios, aproveitando o que resta num outro petisco.

Com a massa folhada, por exemplo, pode fazer uns torcidos doces ou salgados, bastando apenas juntar todos os pedaços de massa que sobraram e amassá-los. De seguida, estenda a massa e corte-a em tiras de cerca de um centímetro de largura, torcendo as pontas até ficar um ‘torcidinho’. Por fim, pincele com ovo batido e polvilhe com açúcar. Leve uns minutos ao forno pré-aquecido a 200ºC, até ficarem dourados e crocantes.

O procedimento não é muito diferente para torcidos salgados. Numa destas tiras cole uma anchova e torça-a nas pontas, antes de levar ao forno. Outro ingrediente que pode juntar às tiras de massa folhada é o queijo: pincele a massa com água e polvilhe com paprica e queijo parmesão ralado e, depois de torcer ambas as pontas, leve ao forno.

Com a massa quebrada poderá também cortar as sobras em pequenos pedaços, que podem até ter formas divertidas, e polvilhá-los com uma mistura de açúcar e canela (4 partes de açúcar granulado para 1 parte de canela em pó), levando-os ao forno até alourarem.

Estes são só alguns exemplos do que poderá fazer com as sobras da massa que, em muitos casos, são desperdiçados. Basta um pouco de imaginação, criatividade e bom gosto para descobrir novas formas de tornar a massa que resta em apetitosos acepipes.

Comentários
Loading...