Termómetro de Esquerda #10

O termómetro de esquerda é um espaço de opinião de Vasco Miguel Casimiro. Um espaço que será local, regional, por vezes nacional e até internacional. Um espaço de reflexão, de partilha, que não pretende ser imparcial nem unânime.

Os festejos populares no concelho do Cartaxo
O mês de junho assinala, com maior energia e entusiasmo, o regresso dos festejos populares anuais que se realizam pelo concelho do Cartaxo, pelas suas freguesias e lugares, até ao mês de setembro. Um pouco por todo o lado, desde o lugar mais pequeno, passando por aldeias, vilas e pela cidade, o muito trabalho de incansáveis dirigentes associativos e de muitos cidadãos voluntários resulta na alegria de breves dias e noites de convívio, de reencontro e de amizade. São as pessoas que dão a cara pela organização dos festejos populares, das instituições que representam, com enorme brio e dedicação apesar das grandes dificuldades que atravessam, em parceria com empresários, comerciantes e autarquias, que merecem o agradecimento de todos pelo seu altruísmo e espírito de comunidade. São estas pessoas que merecem, também, a nossa participação porque o seu trabalho, de horas infindáveis, só vale a pena com a presença de todos. As minhas felicitações e votos de muito sucesso para todos os festejos populares e respetivas organizações.

Vinhos Franco no mundo
A temática do vinho tem sido incontornável neste espaço. Por aqui, já se escreveu sobre o projeto “Cartaxo – Capital do Vinho”, sobre contributos vínicos de iniciativas associativas e sobre a Adega Cooperativa do Cartaxo. Desta vez, o destaque vai para os Vinhos Franco, uma empresa familiar sedeada nos Casais Penedos, na freguesia de Pontével, que viu o seu vinho tinto “Joana da Cana – Reserva 2016” alcançar distinção no “Ultimate Wine Challenge 2019”, competição mundial de avaliação de vinhos que junta largas centenas de vinhos de todo o mundo. Na categoria de vinhos tintos, numa escala de 100 pontos, este vinho obteve 96 pontos, ficando entre os dez melhores vinhos e sendo o vinho tinto português mais bem classificado, entre os vinhos em competição. As minhas felicitações para o trabalho e dedicação da família Franco, que tem como lema “da terra ao copo, sempre com paixão”.

Almeirim capta investimento
Nos últimos dias, a notícia da captação de investimento de 50 milhões de euros e criação de 183 postos de trabalho, em Almeirim, através da construção de uma unidade agroindustrial de transformação de cenouras pequenas para exportação, merece relevância pelo impacto que tem para a Lezíria do Tejo e para o setor agrícola na região. A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e a empresa 52-Fresh assinaram o contrato de investimento, no âmbito do programa de incentivos fiscais e de financiamento, na presença de Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização. Uma excelente notícia para Almeirim e para a região.

Silly season política no Cartaxo
As desarrumações de um gabinete, na sede do Município, e alguns desabafos em redes sociais não podem ser motivo para maiores ou menores “tensões” em reuniões da Câmara Municipal, entre vereador da oposição e presidente. Enquanto houver tanto problema para resolver, tanta solução para encontrar, estas quezílias sobre assuntos menores só afastam, ainda mais, os cidadãos da política no nosso concelho. É o concelho do Cartaxo que perde.

*Artigo publicado na edição de julho do Jornal de Cá.

Pode gostar também
Comentários
Loading...