Vale da Pinta quer descobrir o melhor arroz doce

A Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta vai promover um concurso para apurar o melhor arroz doce de Vale da Pinta, no próximo dia 13 de outubro.

Não há festa, romaria ou casamento, em que não haja um bom arroz doce! E a Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta quer apurar qual é o melhor arroz doce de todos, desafiando cozinheiros e cozinheiras, amadores e amadoras, profissionais e apaixonados, dos zero aos cem, do Norte ao Sul a inscreverem-se no “Melhor Arroz Doce de Vale da Pinta”.

O arroz doce vem possivelmente dos mouros que por cá andaram, mas o ingrediente fundamental sabemos que terá chegado da Pérsia. No Oriente o arroz sempre simbolizou a fertilidade e, talvez por isso, é que o arroz é utilizado no final das cerimónias de casamento.

Agora por todo o país é possível encontrar várias maneiras de fazer arroz doce. É claro que o fundamental é o arroz, que tem que ser carolino, depois o leite, o açúcar, a canela, os ovos, a casca de laranja ou limão. Depois começa a variedade de ingredientes, e a proporção na confeção, sendo que há uma diferença fundamental, o arroz doce com ovo e sem ovo.

Mas a partir daí é a imaginação que dita a regra, com água de flor de laranjeira (como se fazia tradicionalmente), cozendo o arroz diretamente no leite, com casca de laranja, com açúcar em pó, com leite gordo, meio gordo ou leite de ovelha, lavando o arroz ou não, com mais ou menos açúcar, com banha de porco, com frutos secos picados, frutas cristalizadas, com claras batidas em castelo, enfim, o arroz doce é um mundo.

E qual será o melhor que vai passar por Vale da Pinta? Uma questão que será o júri a responder, e parte desse júri será composto por Alexandra Prado Coelho, jornalista de gastronomia do Jornal Público, Rodrigo Castelo, chefe do “Taberna Ó Balcão” e Filipa Nobre do “My Camp” .

Mais artigos
1 De 21

O plano do dia é o seguinte:
das 10h às 11h – Recepção do Arroz Doce
às 15h – Prova do Arroz Doce, seguida de um workshop para os mais novos (até aos dez anos) com inscrições limitadas no Bar da SCRVP ou por mail. No final, será anunciado o vencedor.

As inscrições devem ser feitas até dia 9 de outubro na sede da Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta (ou através do e-mail scrvaledapinta@gmail.com e do número 243 719 587) onde os inscritos deverão levantar a ficha de inscrição, bem como os pratos para trazer o seu arroz doce para que não seja assim possível identificar de quem é o prato que o júri está a provar.

Pode gostar também
Comentários
Loading...