Verso Move premeia estudantes do IADE

A Verso Move entregou, esta segunda-feira, 14 de março, prémios monetários aos estudantes do IADE – Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia selecionados no concurso de ideias para o desenvolvimento de soluções na área das cargo-bikes, projeto em desenvolvimento na empresa do Cartaxo.

“Quisemos fazer a entrega aqui no Cartaxo para trazer esta dinâmica do empreendedorismo. Trazer aqui uma instituição como o IADE, com um enorme prestígio na área do design e do marketing, e dar um impulso à nossa economia local”, disse Luís Rato, da Verso Move, ao Jornal de Cá.

Para este projeto na área da mobilidade sustentável, a Verso Move lançou o desafio ao IADE para a criação do design do elemento de carga para a bicicleta, lançando um concurso de ideias entre os alunos. “O IADE pareceu-nos o parceiro óbvio para dar este salto em termos de criatividade e qualidade”, neste projeto cargo-bikes, referiu Luís Costa Branco da Verso Move, desejando que este seja apenas o primeiro dos muitos projetos em parceria com esta Faculdade.

Uma vontade que parece agradar a ambas as partes, visto que para o diretor do IADE, Carlos Rosa, “estas parcerias são fundamentais para o desenvolvimento dos jovens estudantes. Acabam por trazer os estudantes para o contexto real”. Para além disso, é um “orgulho” para a instituição ver, daqui a uns tempos, as bicicletas com o design dos seus alunos a passear por aí, refere Carlos Rosa.

Ler
1 De 57

Na verdade, o projeto vencedor foi realizado por três alunas, assim como o terceiro prémio também foi para duas alunas. O segundo prémio (todos eles monetários – 500, 300 e 200 euros) não foi entregue em mãos, neste dia, por impossibilidade da presença dos autores do segundo projeto selecionado. Dos nove projetos apresentados pelos alunos, foram selecionados estes três “pela conjugação das componentes de inovação, criatividade e visão de negócio”.

Para as jovens estudantes esta foi “uma experiência desafiante”, tendo as vencedoras ficado bastante entusiasmadas com o prémio. O projeto criado pelas jovens vencedoras baseia-se num modelo de ‘caixa’ de carga mais aerodinâmico para acoplar na traseira da bicicleta (triciclo), dirigido para negócios de entregas e pensado para a propaganda de empresas, com uma superfície lisa, em fibra de vidro, para uma melhor aplicação de publicidade em vinil. Para além disso, explicam, trata-se de um elemento único, facilitando também a parte da produção.

Também presente na cerimónia de entrega de prémios esteve a vereadora da Câmara Municipal, Maria de Fátima Vinagre, que considera “muito importante esta relação que existe entre o ensino e a parte empresarial”. Como tal, agradeceu à Verso Move “por estar sempre na linha da frente e por trazer os nossos jovens – o melhor que há no nosso país – para aqui para o centro do Cartaxo”.

Pode gostar também