A cultura no concelho do Cartaxo

Esta semana é tema de conversa a cultura, um dos setores mais afetados com a pandemia. A convidada deste programa é a Ana Bernardino.

A Ana Bernardino tem 45 anos, é jornalista e, é também, vereadora do atual executivo socialista na Câmara Municipal do Cartaxo, cargo que vai deixar quando este mandato terminar. Nas eleições autárquicas de setembro a Ana Bernardino é a nº2 na lista do PS à Assembleia Municipal do Cartaxo.

Com eventos cancelados, salas de espetáculos fechadas e as práticas culturais suspensas a cultura foi muito atingida pela pandemia.

No Cartaxo, temos uma grande tradição de teatro, já cá tivemos o Grupo Cénico Marcelino Mesquita, hoje temos a Área de Serviço que nos últimos anos nos têm presenteado com grandes espetáculos e temos, também, em Pontével o Grupo Cénico Kaspiadas, por exemplo.

Temos bons músicos não só nas bandas filarmónicas, que são muito ativas, como também bandas de rock e de outros estilos musicais.

Ler
1 De 22

Temos feiras de livros, aliás a Ana Bernardino faz parte do grupo Herêra que organizou a Liv’reira, uma iniciativa com bastante sucesso. Ainda nos livros temos um exemplo bem original que é o Barril de Livros, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique.

As coletividades organizam regularmente noites de fados, teatro de revista, enfim podemos dizer que o nosso concelho tem uma vida cultural ativa.

Agora com o plano de desconfinamento em marcha espera-se o regresso do público às salas de espetáculo. Mas ainda há muita insegurança quanto ao futuro.


Conversa Afiada é um programa áudio digital do Jornal de Cá com Fátima Rebelo e Pedro Mendonça

Pode gostar também