A Psicologia do Mercado

Por GordonGekko
Em primeiro lugar, nada do que vou aqui dizer deve ser interpretado como aconselhamento financeiro.

O mercado seja ele crypto ou outro move-se por ondas, mas mais do que isso ele tem ciclos, no mercado crypto o halving[1] da Bitcoin ainda manda muito nos ciclos (4 anos). Mas principalmente queria falar nos sentimentos que movem a economia, o mundo e o mercado.

São eles o medo e a euforia, representados tradicionalmente em Bull e Bear, porque o touro marra para cima e o urso dá patadas para baixo, e a euforia é o sentimento padrão do Bull market e o medo, o sentimento padrão do bear market.

O nosso cérebro está formatado para nos proteger, e parece fácil dizer “compra barato e vende caro”, mas isso é muito mais difícil do que parece. Desde logo, porque existe uma armadilha, as pessoas chegam em regra ao mercado a meio do Bull market, e começam a ganhar e a sua carteira facilmente valoriza 20% ou mais à semana, e acham que vai ser sempre assim.

Como em tudo na vida, nada é assim tão fácil, e depois esse lucro vai ser entregue se não for feita uma gestão de risco adequada. A maioria das pessoas quer um jackpot para sair da sua situação financeira atual, e quer uma “moedinha” que faça 20x nos próximos 2 meses.

Pessoalmente eu quando entrei neste mundo mais a sério, Bnb valia aproximadamente 50$, na altura achei caro e ao fim de uns meses aproximadamente ela valia 600$ (hoje anda na casa dos 200$) e era uma moeda “large cap”, da maior corretora do mundo, um movimento que impressiona mesmo quem estuda análise técnica clássica.

Na minha opinião é mais importante sobreviver ao mercado do que ganhar muito de início, e a maioria das pessoas só vai ganhar dinheiro no seu 2º ciclo. Entender os ciclos e a psicologia é também essencial, e dá-nos uma visão do mundo também é uma lição de vida.

Importa dizer que ninguém consegue outperformar o mercado a 100%, e ninguém encontra topos e fundos ao milímetro, a análise técnica é para mitigar o risco e metermos o dinheiro com melhores odds. É um pouco como as apostas desportivas, um avançado que marca muitos golos, tem uma odd melhor para apostar que vai marcar, do que um defesa central. A análise é essa busca pela odd favorável, não é uma bola de cristal.

Deixo aqui uma foto daquilo que costuma ser um ciclo do mercado

Na minha opinião estamos algures entre o Pânico e a capitulação, que é uma fase comum e normal do ciclo.

Se a pessoa não dominar as suas emoções será trucidada por um mercado que tem uma componente manipulatória muito grande por ser jovem e desregulado, e na prática serem os grandes players (baleias) que o movem, quem decidir aqui andar no máximo apanha boleia deles. De momento o Sp500 o índice das 500 maiores empresas Norte-americanas entrou em Bear Market[2], perdendo o seu fundo anterior em 3800 pontos, tendo o seu suporte major ali na casa dos 3335, podendo lá chegar “sangrando” aos poucos. Isto é relevante porque mesmo nos invernos crypto tivemos o sp500 sempre em macro bull, e agora deixou de estar, quebrando uma tendência que levava 12 anos.

Em termos de crypto, a Bitcoin está em sobre venda semanal, e a tocar na média de 200 períodos nesse tempo gráfico. Sendo um tempo gráfico grande isto é relevante, e a média de 200 semanal segurou sempre o preço nos últimos 11 anos.

Agora alguns perguntarão, então é o fundo? Posso comprar? Vai subir?

Com honestidade ninguém sabe, pessoalmente montei algumas posições por ser um suporte que sempre foi respeitado em 11 anos e na minha gestão de risco parece-me existirem boas odds para o fazer, além de que a Bitcoin respeitou sempre o fundo do ciclo anterior, que neste caso é nos 20k usd. No entanto, o mercado é traiçoeiro e deixei uma ordem para apanhar uma possível wick lower na casa dos 18k.

Importa referir que o nosso cérebro é de rotinas e formatado para a esperança, tal como havia euforia excessiva a assinalar o topo com moedas sem fundamentos a subirem loucamente, a surgirem farms todos os dias, pares doge/shib[3] em corretoras conceituadas e todos os influencers darem 100k como preço de topo em 2022 isso não aconteceu.

A ganância é má conselheira e tanto é ganância querer o Btc a 100k como é querer que vá agora a 12k, e já temos também sintomas de pânico com a falência da terra Luna[4], o dpeg do ust[5], e a Celsius a impedir levantamentos por falta de colateral[6], se a euforia indica topo, o desespero indica fundo, a frieza, a racionalidade, a disciplina e a gestão de risco é o que bate o mercado, parece simples, mas por vezes o simples é o que ganha, no desporto , na vida, nas finanças.

“Greed is good but dont let it fool u”, GordonGekko

(Para entender melhor esta nova rúbrica do Jornal de Cá, saiba mais aqui)


[1] Contagem regressiva para o halving do Bitcoin em 2024 e data estimada (buybitcoinworldwide.com)

[2]S&P 500 is in official bear market, according toS&P Dow Jones Indices (cnbc.com)

[3] Binance Adds SHIB/DOGE Trading Pair: How To Trade Dogecoin For Shiba Inu Coin (gfinityesports.com)

[4] https://exame.com/future-of-money/segunda-consecutiva-luna-nao-foi-a-1a-criptomoeda-de-do-kwona-colapsar/

[5] https://cointelegraph.com.br/news/terra-s-amended-revival-plan-would-decrease-the-allocation-for-po st-attack-ust-holders

[6] Crypto lender Celsius pauses withdrawals, transfers citing ‘extreme market conditions’ (yahoo.com)

Pode gostar também