Açúcar camuflado nos alimentos

©iStock

Sempre que escolhe um produto alimentar deve estar atento aos seus constituintes, sendo a leitura dos rótulos obrigatória para evitar, por exemplo, alimentos que se dizem livres de açúcar, mas em que este se encontra sob outros nomes.

Assim, é essencial a leitura dos rótulos para detetar a presença de açúcares nos alimentos, pois o açúcar pode aparecer disfarçado de açúcar invertido, mel, xarope de milho, glicose, xarope de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, dextrose, polidextrose, maltodextrina, extrato de malte.

Para ter noção da quantidade destes (ou de outros) ingredientes no produto alimentar, verifique se são dos primeiros a surgir na lista. Se assim for, significa que estão presentes em grandes quantidades nesse produto. Ou seja, o primeiro ingrediente da lista é o que está presente em maior quantidade e o último em menor.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) alerta para o facto de o consumo de açúcar em quantidade superior às necessidades ser “um dos principais factores que contribui para o aparecimento de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, cárie dentária e de alguns tipos de cancro”. Daí que a opção mais saudável seja a de produtos alimentares que apresentam, na sua composição, menor teor de açúcares.

A leitura dos rótulos vai ajudá-lo a escolher melhor.

Pode gostar também
Comentários
Loading...