AMPV e Rotas do Vinho celebram 20 anos da Gastronomia Património Cultural

Celebram-se, no próximo dia 26 de julho, os 20 anos da elevação da gastronomia portuguesa a bem imaterial do património cultural de Portugal, por Resolução do Conselho de Ministros.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas do Vinho de Portugal (ARVP), com os seus municípios aderentes, vão assinalar esta data com uma celebração online, de 24 a 26 de julho, e com uma mostra gastronómica e vínica na Casa do Campino, em Santarém, no dia 26 de julho.

Sob o mote “ninguém é feliz sozinho”, esta iniciativa celebra a parceria vencedora que a gastronomia e o vinho estabelecem à mesa, mas também a felicidade de quem se senta nela para a partilhar.

Assim, no dia 24 de julho, sexta-feira, tem lugar uma videoconferência com o tema ‘20 Anos de Gastronomia Património Cultural de Portugal – O Produto Gastronomia/Vinho’ e a apresentação do livro digital ‘Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal’.

Para sábado está agendado o lançamento do documento ‘Territórios de Gastronomia/Vinhos’.

Domingo é dia de aniversário e conta com algumas iniciativas promovidas nos municípios para assinalar a data, com o mote: Gastronomia e Vinho – Porque ninguém é feliz sozinho.

Além destas iniciativas, vai decorrer uma mostra enogastronómica comentada, na Casa do Campino, em Santarém, associando esta iniciativa às comemorações do 40º aniversário do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.

Este dia vai ser aproveitado, também, para o lançamento de um Concurso de Fotografia que vai decorrer até ao Dia Mundial do Enoturismo, em novembro.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.