A Confraria ‘Os Saramagos’ apresenta mais uma iguaria de Vila Chã de Ourique – os saramagos, desta vez transformados num delicioso arroz a acompanhar o entrecosto frito.
Os saramagos são uma herbácia que cresce espontâneamente no campo, é rica em proteínas e sais minerais, e em tempos idos era vulgarmente utilizada como hortaliça em sopas, esparregado e saladas, pelos ouriquenses.
Na última semana de janeiro, aproveitanto a visita do executivo camarário à vila, a Confraria ‘Os Saramagos’ deu a conhecer este ingrediente que em tempos fez parte da dieta das gentes de Vila Chã de Ourique.
O almoço, preparado e servido no Centro Social Ouriquense, fez as delícias dos convivas.
As entradas, também com saramagos, foram preparadas por Isabel Espírito Santo. A sobremesa – tarte Maria Vitória – também contou com saramagos na receita, numa criação da cake designer Betinha Amado, que fechou o repasto com chave de ouro.
O confrade Hélder Anacleto foi o elo de ligação entre as várias pessoas que se empenharam nesta apresentação e o confrade Francisco Pereira foi o cozinheiro do repasto.
Arroz de saramagos com entrecosto
Ingredientes: saramagos, arroz, entrecosto de porco, azeite, alhos, louro, cebolas, diversos enchidos.
Preparação: tempera-se o entrecosto com pimentão de calda e reserva-se. Num tacho faz-se um refogado e salteiam-se os saramagos em cru, depois de escolhidos os mais tenros, junta-se água, o arroz e o caldo da fritura das carnes.
Os enchidos fritam-se em azeite, alho e louro, depois de cortados às rodelas, e mais tarde são servidos como entrada. O caldo da fritura aproveita-se para juntar à cozedura do arroz e, de seguida, fritar o entrecosto.