Cartaxo em 19º no ranking nacional de transparência municipal

 

O Cartaxo está em 19º lugar no Índice de Transparência Municipal. Este índice foi publicado esta quinta-feira e coloca, também, o município em segundo lugar no ranking do distrito de Santarém.

.Comemoracao 40 Anos 25 Abril Cartaxo

Em dois anos, o Município subiu 175 lugares. Recorde-se que o Índice de Transparência Municipal resulta do estudo da associação cívica independente Transparência e Integridade (TIAC), que mede o grau de transparência dos municípios através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus websites.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, afirma que este resultado “mostra o esforço que os serviços municipais fizeram, desde o início do mandato, para que a transparência da informação prestada aos cidadãos passasse a ser real e fizesse parte das preocupações diárias de quem coordena as várias áreas de atividade da Câmara”.

O autarca considera, no entanto, que “há ainda muito trabalho a fazer, haverá sempre, mas os resultados dos dois últimos anos mostram que o caminho que escolhemos acabará por trazer benefícios ao concelho”, referindo que, de entre os 76 indicadores avaliados pela TIAC, “destaco a informação económico-financeira, que obteve 100 pontos em 100 possíveis”.

Mais artigos
1 De 949

Os indicadores que o município tem de melhorar “são os que implicam a concretização de planos estratégicos ou relatórios que já foram iniciados, mas ainda não estão concluídos, por dependerem de trabalho dos serviços que implica estudos mais profundos, nalguns casos, recolha de informação junto de outras entidades, e que esperamos ter concluídos durante o próximo ano”, acrescenta Pedro Ribeiro.

Recorde-se que o município concluiu neste mandato, pela primeira vez, o Relatório de Observância do Direito de Oposição ou o Plano Anticorrupção, “que foi elaborado em 2014, documento obrigatório desde 2009 e que não tinha sido sequer, iniciado”.

O Índice de Transparência Municipal é composto por 76 indicadores, agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira; Transparência na área do Urbanismo.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.