Coronavírus: Depositar o lixo com segurança

No âmbito das medidas preventivas de contágio por coronavírus, a Câmara Municipal do Cartaxo apela aos munícipes para terem alguns cuidados essenciais ao depositarem resíduos, quer nos contentores de lixo indiferenciado, quer nos ecopontos, com especial atenção para resíduos contaminados.

As recomendações têm por objetivo a defesa quer da população, quer dos trabalhadores que fazem a recolha do lixo e dos quais a comunidade depende mais do que nunca.

Lixos indiferenciados
O lixo deve ser colocado em sacos resistentes e bem atados e colocado dentro dos contentores. A tampa dos contentores nunca deve ser deixada aberta, assim como nunca se devem colocar sacos no chão junto aos contentores.

Resíduos recicláveis
Nunca devem ser deixados materiais no chão, junto aos ecopontos — se os ecopontos estiverem cheios deve-se aguardar que voltem a ter espaço

Resíduos contaminados
Os resíduos provenientes de habitações onde se encontram pessoas contaminadas, ou sob suspeita de contaminação, devem ser sempre colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, estes sacos só devem ser cheios a 2/3 e, depois de bem atados, devem ser colocados dentro de um segundo saco para depois serem colocados no contentor do lixo indiferenciado.

As máscaras e luvas não são material reciclável – devem ser fechadas em sacos e colocadas sempre no contentor do lixo indiferenciado.

Mais artigos
1 De 8

E lembre-se que sempre que se depositar lixo nos contentores, deve lavar muito bem as mãos, ao regressar a casa e, de preferência, desinfetá-las antes de entrar. Para maior segurança, devem-se limpar as maçanetas das portas e outras superfícies nas quais se tenha tocado.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.