É tempo de plantar para poder colher

No jardim, na varanda ou em vasinhos produza os seus próprios produtos em casa. Ervas de cheiro, verduras, legumes e frutos são algumas das culturas que pode ter em casa, sempre à mão

Sabemos que estes produtos fazem parte de uma alimentação saudável, porque são imprescindíveis para manter uma alimentação equilibrada, mas também porque substituem em boa parte o uso de sal nos temperos. Para além disso, o sabor que trazem aos seus pratos culinários será sempre especial porque foram produzidos por si, já para não falar do dinheiro que pode poupar no supermercado.

Esta época (abril e maio) é a ideal para plantar e/ ou semear vários legumes e hortícolas, bem como ervas aromáticas: brócolos, cenouras, couves, agrião, alface, tomate, pepino, nabo, rabanetes, aipo, beterraba, morangueiros, alecrim, salsa, coentros, cebolinho, tomilho, malaguetas, hortelã, erva-cidreira, entre tantos outros produtos que no verão já se podem colher para usar na cozinha.

E, na verdade, não precisa de um espaço muito grande para se dedicar a cultivar os seus próprios alimentos, seja diretamente na terra ou em vaso. Importa realmente ter um solo bem preparado, uma boa drenagem da terra e cuidado com as pragas. Desta forma é possível, em pouco tempo, ter bons frutos para colher. No início a quantidade e variedade de produtos não tem, necessariamente, de ser muita. Mais vale começar com poucas culturas e ir, aos poucos, acrescentando esta e outra espécie que mais aprecie.

Opte por um espaço mais ensolarado e resguardado do vento para criar a sua horta e, depois disso, assegure-se de que o solo a cultivar permite uma boa drenagem da água, evitando que a terra fique encharcada não deixando as raízes respirarem. Se tem animais, será melhor vedar as suas culturas evitando que estes possam escavar a terra e até devastar as suas plantas.

Depois de plantadas e semeadas as culturas na terra há que ir cuidando delas, com a rega necessária, de preferência nas primeiras horas da manhã, retirando as ervas infestantes que vão nascendo, assim como eliminando pragas de insetos, lesmas e caracóis. Estes cuidados diários serão suficientes para que as suas plantas se desenvolvam bem e venham a dar frutos num futuro próximo, para além de alegrar algumas áreas da sua casa com os verdes das folhas e as cores dos frutos.

Mais artigos
1 De 6

Nestes dias de isolamento em casa, esta é uma boa forma de se manter ocupado durante alguns momentos do dia, numa tarefa que ajuda a recarregar energias. Está provado que “mexer na terra melhora a saúde física e mental”.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.