Jovens apresentam propostas nas Assembleias Municipais Jovens

A convite da Assembleia Municipal, dezenas de alunos participaram nesta Assembleia

Crianças e jovens do ensino básico e secundário, dos dois agrupamentos de escolas do concelho, ocuparam os lugares habitualmente reservados aos autarcas e apresentaram as suas propostas para o concelho, nas Assembleias Municipais Jovens, que aconteceram na manhã da passada quarta-feira, 31 de maio, no salão nobre da Câmara Municipal do Cartaxo.

A convite da Assembleia Municipal, dezenas de alunos participaram nesta Assembleia, onde, depois de prestado o juramento e constituída a mesa (Carlos Mendes e Cláudio Santos do Agrupamento D. Sancho I e Elsa Damas e Inês Custódio, do Agrupamento Marcelino Mesquita), se passou ao primeiro período da sessão de trabalhos. Durante cerca de uma hora, os pequenos deputados fizeram algumas perguntas ao Presidente da Câmara, Pedro Ribeiro, que tentou responder “numa linguagem mais acessível” para ser entendida por todos. Percebeu-se aqui o interesse pelo concelho, com os alunos a levantarem questões sobre os apoios dados aos alunos de ensino especial nas nossas escolas; a dinamização do comércio e como atrair investimento e empresas; e os cuidados no espaço público.

No final, os alunos apresentaram temas que os preocupam – com estudo diagnóstico e proposta de solução – levados depois a votação. “Nós propomos Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” foi o mote para as propostas apresentadas em Assembleia e que aqui lhe damos a conhecer: Abastecimento de água em bairro de Vila Chã de Ourique, pelos alunos Leonor Garrido, Marta Faria e Miguel Santana, da Escola Secundária do Cartaxo; Piscinas naturais de Vale da Pinta, pelos alunos Beatriz Caria, João e Maria Martins e Rosanna Pereira, da Escola Secundária do Cartaxo; Aproveitamento e renovação dos Bares da União dos Jardins, pelos alunos Inês da Cruz Custódio, Rodrigo Antunes Vicente, João Maria Morais Silva e José Eduardo Santos Monteiro; e Requalificação da Estrada da Escola Básica 2,3 de Pontével ao Coreto, pelos alunos João Rodrigues; Lara Martins; Mariana Moleiro e Tomás Rodrigues, da Escola Secundária do Cartaxo.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.