Paulo Silva é 2º Comandante Operacional Distrital ao lado de David Lobato

Depois de 16 anos ao serviço nos Bombeiros Municipais do Cartaxo, Paulo Silva assumiu este mês de abril a missão de 2º Comandante Operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Desde o primeiro dia de abril que Paulo Silva é 2º Comandante Operacional Distrital do Comando Distrital, ao lado de David Lobato, ex-comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, que assumiu as funções de Comandante Distrital no passado mês de dezembro.

Aconteceu tudo de forma muito rápida, segundo Paulo Silva que teve 15 dias para decidir se aceitava o novo cargo, mas o facto de ter trabalhado com David Lobato ao longo de 16 anos, os últimos sete no comando dos Bombeiros do Cartaxo, foi o principal motivo que o fez abraçar esta nova etapa. Como referiu ao Jornal de Cá, ambos funcionavam muito bem a trabalhar em equipa, a tal ponto de “às vezes bastava o comandante Lobato estar a pensar numa coisa e eu já estava a interpretar a situação”, conta o atual 2º CODIS, a quem o Cartaxo deixa saudade.

Com a saída de David Lobato dos Bombeiros do Cartaxo, há um ano, Paulo Silva manteve-se como adjunto do comando, ao lado de Vítor Rodrigues, mas havia de sair em comissão de serviço para a Câmara de Alcanena como coordenador municipal de Proteção Civil, em outubro de 2020, lá permanecendo até 31 de março.

Paulo Silva estudou na Escola Superior de Tecnologia e Gestão onde se licenciou Técnico Superior de Proteção Civil no Instituto Politécnico de Leiria. Vive em Alcanede e foi lá que ingressou nos bombeiros, onde esteve 18 anos, vindo depois para os Bombeiros do Cartaxo, prosseguindo o seu percurso profissional que o levou até 2º CODIS, aos 49 anos. Ao Jornal de Cá garante que todos estes locais “fazem parte da minha evolução enquanto pessoa e em termos profissionais. E contribuíram para o meu crescimento”.