Piquenique no parque de Santa Eulália
Amanhã, como é tradição, é dia de colher o ramo da espiga. A Junta de Freguesia da União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta organiza um piquenique no parque municipal de Santa Eulália.
Amanhã, como é tradição, é dia de colher o ramo da espiga. A Junta de Freguesia da União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta organiza um piquenique no parque municipal de Santa Eulália com o propósito de promover a confraternização entre a população no dia em que se celebra a Ascensão, também conhecido por Quinta-feira da Espiga.
O piquenique inicia-se pelas 10 horas, e promete prolongar-se até às 19 horas. Neste dia feriado municipal, aproveite para desfrutar do parque de Santa Eulália e espere muita animação musical, acompanhada de vários jogos tradicionais. Para os mais novos, estarão disponíveis insufláveis e haverá porco no espeto.
“Quem tem trigo de Ascensão, todo o ano terá pão” — a tradição oral portuguesa manteve este ditado antigo que, desde sempre, acompanha o típico Ramo da Espiga. O mesmo é composto por:
As espigas representam o pão, como a base do sustento da família, e a fecundidade.
A papoila significa amor, vida.
O malmequer simboliza a riqueza e prosperidade.
A presença da oliveira significa Paz e a Luz Divina.
O alecrim representa a saúde, força e resiliência.
A videira simboliza o vinho e a alegria.
Uma vez feito, o ramo deve ser, segundo os costumes mais antigos, colocado atrás da porta de entrada da casa. Deve ser mantido até ano seguinte, como símbolo de sorte e prosperidade do lar.