Priorizar uma União Europeia mais consequente

Na semana em que se celebrou o Dia da Europa é tema de conversa a União Europeia, a Cimeira Social no Porto, e as metas europeias quanto ao trabalho e aos direitos sociais. Na segunda parte do programa é tema de conversa os imigrantes que trabalham e vivem em condições inaceitáveis, em Portugal.

Este domingo, 9 de maio, celebrou-se mais um Dia da Europa. Esta data assinala o aniversário da histórica declaração de Schuman. Em 1950, Robert Schuman era ministro dos negócios estrangeiros da França e num discurso proferido em Paris expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa. A proposta de Schuman lançou as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.

Este domingo, assinalou-se também o 35º aniversário da adesão de Portugal ao projeto da Europa.

Neste final de semana, aconteceu no Porto a Cimeira Social que juntou os líderes europeus. Os trabalhos centraram-se na definição do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Se por um lado esta cimeira foi um sucesso político para a presidência portuguesa, por outro, tudo não foi mais do que uma declaração de intenções e não um verdadeiro compromisso com os resultados.

Ler
1 De 22

Um programa áudio digital, no Jornal de Cá, que junta semanalmente Fátima Rebelo, Pedro Mendonça e Jorge Nogueira, à conversa sobre os grandes temas da atualidade.

Pode gostar também