Programa de Educação Parental apoia pais pela positiva

A Câmara Municipal do Cartaxo tem abertas inscrições para o programa criado para pais e educadores. A participação é gratuita.

O programa Educação Parental Positiva e Consciente que a Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária do Cartaxo (EMIC) tem desenvolvido nos últimos anos, junto de pais e educadores, ganha nova relevância no âmbito da pandemia da doença Covid-19.

A acrescentar aos desafios da parentalidade, as famílias deparam-se hoje com o isolamento forçado de crianças e jovens, com a necessidade de cumprimento de regras e medidas de prevenção de contágio que são difíceis para toda a família e ainda mais para os mais novos que são forçados a adaptações muito rápidas, quer no processo letivo, quer de convívio social.

A pandemia aprofundou incertezas e inseguranças e, mais do que nunca, a promoção de comportamentos positivos, o fortalecimento das relações entre pais e filhos, o conhecimento das necessidades de uns e de outros, a procura de estratégias para a imposição de regras e limites, ganham especial importância.

O Programa Educação Parental Consciente vem dar resposta aos pais e educadores e constitui-se como um espaço de suporte, partilha de dificuldades e reflexão, incentivando práticas parentais positivas.

Os pais, encarregados de educação e cuidadores de crianças entre os 3 e os 18 anos já se podem inscrever no Programa de Educação Parental Positiva e Consciente da Câmara Municipal do Cartaxo, a participação é gratuita, mas necessita de inscrição prévia.

Ler
1 De 16

Sessões e grupos de acordo com idades das crianças e jovens: o grupo dos 8 aos 18 anos – seis sessões online de 1h30m cada, com início a 2 de dezembro de 2020; e o grupo dos 3 aos 6 anos – seis sessões online de 1h30m cada, com início a 5 de janeiro de 2021.

As sessões vão decorrer em grupos de quatro participantes, com o intuito de permitir uma maior interação entre pais e dinamizadores.

Mais informações e inscrições através do e-mail – emic@cm-cartaxo.pt ou telemóvel 961719387.

Pode gostar também