Proteja-se contra a gripe

A gripe é uma doença causada pelo vírus influenza que afeta nariz, garganta
e pulmões. Saiba quais os cuidados que o podem proteger durante a época gripal

ARSaúde_Campanha Gripe_Cartaz Sala Espera_crvs

A ACES Lezíria (Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria) publicou o Plano de Contingência Local para as Infeções Respiratórias e Gripe, para a época 2015/2016.

As epidemias de gripe sazonal estão associadas a uma sobrecarga dos serviços de saúde, com aumento do recurso aos serviços de urgência e de admissões hospitalares, sobretudo nos grupos de risco, por complicações associadas (pneumonias) ocorrendo, principalmente, no grupo etário de 65 e mais anos, com ainda maior expressão nos indivíduos de idade igual ou superior a 75 anos.

Este Plano de Contingência visa reduzir a incidência da gripe sazonal na área de abrangência do ACES Lezíria; reduzir a gravidade e mortalidade relacionadas com a gripe sazonal; e minimizar o impacto que a eventualidade de ocorrência de um surto possa causar na população e nos serviços de saúde.

Conheça alguns cuidados básicos que o podem ajudar a proteger-se durante a época da gripe:

Mais artigos
1 De 32

Alimentação
Reforce o consumo de frutos coloridos e especialmente os ricos em vitamina C (laranja, limão, quiwi, …); de sopas ricas em legumes e verduras; hortícolas ou verduras no prato; oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, …); bebidas quentes (chás, cacau, …).

Roupa
É importante ter em atenção o uso de várias camadas, duas ou três, de roupa mais ligeira em vez de uma só peça de roupa grossa e pesada; manter o vestuário seco e trocá-lo sempre que ficar molhado ou transpirado; uso de meias quentes e permeáveis; na rua, usar calçado isolante e impermeável, que facilite o arejamento interno e limite a perda de calor; evitar molhar os pés e consequentemente o seu arrefecimento.

Temperatura
Deverá aumentar o calor do corpo com roupa adequada; proporcionar a ingestão de água, chás quentes; evitar a ingestão de álcool (vasodilatador), de café (diurético) e o tabaco (vasoconstritor); em situação de hipotermia grave, a subida da temperatura ambiente deve ser cautelosa (o uso de fontes diretas de calor pode provocar vasodilatação súbita numa situação em que há redução do volume de sangue na circulação periférica e provocar a falência cardíaca).

Deverá verificar deficiências de instalação e de funcionamento de equipamentos de calor; desobstruir e limpar as condutas ou chaminés dos meios de queima antes de iniciar a época do seu funcionamento; fazer a manutenção dos equipamentos e fazer uso deles segundo as normas do fabricante; o seu funcionamento exige a vigilância permanente de adultos; de noite, desligar ou apagar os equipamentos.

Etiqueta respiratória
Deverá cobrir a boca e o nariz com um lenço (de preferência de papel) sempre que tossir ou espirrar; colocar o lenço no caixote do lixo; se não tiver lenço, tossir ou espirrar na parte superior da manga ou cotovelo e não nas mãos; se necessário, usar uma máscara para proteger os outros; lavar frequentemente as mãos ou utilizar uma solução anti-sética de base alcoólica.

Cuidados a ter
1. Evitar a proximidade de pessoas com sintomas de gripe: febre, tosse, dores nos músculos, falta de ar e, às vezes, vómitos e diarreia.
2. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos.
3. Limpar muitas vezes objetos e superfícies como: maçanetas das portas, corrimãos, telefones e computadores.

O que fazer
1. Se tiver sintomas de gripe, fique em casa e ligue a linha saúde 24 (808 24 24 24).
2. Deve usar uma máscara.


Publicidade

No outono e no inverno, – quando as temperaturas descem – as pessoas ficam mais vulneráveis a doenças, como gripes, constipações, e broncopneumonias, pois as defesas do organismo estão mais deficientes devido ao frio.


tecnilor-caixa-300x188Com C tecnilor® passe um Inverno melhor!

À venda em Farmácias

Se não encontrar na sua farmácia, nós enviamos pelo correio,  sem custos.

www.tecnilor.com 


 

Pode gostar também

Comentários estão fechados.