PSD atento às intervenções na Ponte D. Amélia

Atual estado da Ponte de Santana também preocupa os sociais-democratas

O PSD Cartaxo aplaude a notícia sobre o projeto de requalificação da Ponte Rainha D. Amélia, que ficará concluído ainda este mês, referindo que “as concelhias do Partido Social Democrata do Cartaxo e Salvaterra de Magos têm procurado, num esforço conjunto, alertar as entidades responsáveis para a necessidade urgente” desta requalificação, tendo em conta “os riscos inerentes à segurança das populações que dela usufruem no seu dia a dia”.

Em comunicado às redações, a Comissão Política do PSD Cartaxo, explica que “esta posição é atestada, não só pela informação disponibilizada na comunicação social, mas sobretudo, pela correspondência realizada entre o PSD e a Infraestruturas de Portugal, SA, as amplas intervenções dos seus autarcas em órgãos próprios, bem como, através das questões levantadas ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas pelos deputados do PSD do distrito de Santarém, em 13 de março de 2018, cuja resposta foi na altura inconclusiva”.

Depois de relembrar que “os atuais riscos de segurança derivam de uma patologia identificada na fundação de um dos pilares da obra de arte ao nível da infraestrutura, cuja obrigação recai na IP, mas também da falta de manutenção do tabuleiro, cuja responsabilidade é inteiramente dos municípios do Cartaxo e Salvaterra de Magos”, o PSD considera “extremamente positiva” a notícia [avançada pelo Jornal de Cá, na passada segunda-feira] “da existência de um projeto de requalificação da obra de arte a concluir ainda este mês”, que, sublinha o comunicado, vai “de acordo às preocupações e pretensões do PSD, levantadas há seis meses, junto do ministro da tutela”. Contudo, realça “a necessidade de se formalizar a respetiva cabimentação orçamental e programa de concurso, para que a intervenção se torne uma realidade e não mais uma promessa a cair em saco roto”.

Para além da “enorme preocupação com a segurança dos utilizadores desta estrutura e compromete-se, assim, a manter o seu esforço para que as populações que usufruem da Ponte Rainha D. Amélia o possam fazer com todas as garantias de segurança”, o PSD diz acompanhar, ainda, “com profunda preocupação, o atual estado da Ponte de Santana que, de acordo com o recente relatório de inspeção, apresenta também um elevado nível de degradação que coloca em causa a sua segurança estrutural, bem como a de todos aqueles que nela circulam”. Como tal, o PSD Cartaxo considera “imperativo que dos 50 milhões de euros previstos para a requalificação de infraestruturas rodoviárias do distrito, nos próximos quatro anos, seja possível alocar parte desta verba para a materialização de uma passagem superior à via-férrea no Apeadeiro de Santana-Cartaxo e à linha de água, em substituição da ponte existente”.

Isuvol
Pode gostar também