Santa Eulália vai ser palco da Gala de eleição dos Reis das Vindimas
São onze jovens que, este ano, vão representar as seis freguesias do concelho do Cartaxo na Gala de Eleição do Rei e Rainha das Vindimas, no próximo dia 16 de setembro, no Parque de Santa Eulália. Fomos ao encontro de Maria João Oliveira, ao final de uma tarde quente de verão nas piscinas municipais, para uma conversa com a vereadora da cultura e do desporto sobre os grandes eventos que estão planeados para setembro
O primeiro evento é a eleição da Rainha das Vindimas do concelho do Cartaxo 2023 que vai decorrer no dia 16 de setembro, no Parque de Santa Eulália. A vereadora explica-nos que no ano passado foram as piscinas municipais o cenário escolhido para este espetáculo, pois fazia todo o sentido, visto que o tema era o rio, assim conseguiram uma maior proximidade ao elemento: água.
Nos últimos anos, estes espetáculos foram realizados na praça 15 de dezembro, depois também na praça de touros, mas “o intuito é mesmo mostrar e valorizar todos os nossos espaços”, afirma Maria João Oliveira.
Este ano, o tema é o Cartaxo enquanto concelho, e sem querer que haja perda de identidade de cada freguesia, “o objetivo é sentirmo-nos como um todo”. A vereadora considera que ali conseguimos ter um pouco de paisagem comum a todo o concelho, ainda que esteja em falta o rio. “É uma zona muito agradável e que precisa de ter movimento, pois é para todos no concelho. A ideia é fomentar e enaltecer a união de todos no nosso território”, explica a vereadora.
Para Maria João Oliveira a gala da Rainha das Vindimas é o momento ideal para se fomentar esta união, pois temos uma representante de cada freguesia e posteriormente será escolhido alguém que representará o Cartaxo. Para ela, “cada freguesia tem o seu aspeto muito peculiar, as suas tradições muito próprias, mas todas em conjunto transformam o Cartaxo naquele concelho que queremos que seja o orgulho dos que cá estão e dos que nos vêm visitar”.
Leia toda a reportagem na edição de setembro do Jornal de Cá aqui, ou pode ouvir a conversa com a vereadora Maria João Oliveira no link em baixo