Vem aí o frio! Trate bem da sua pele

No frio do outono e inverno surgem com mais frequência casos de pele seca ou desidratada. Os banhos são, tendencialmente, mais demorados e a água mais quente, o que torna a pele mais ressequida, ainda mais se não forem usadas loções hidratantes diariamente.

A hidratação adequada deve ser um cuidado diário da pele do rosto e do corpo, sendo o uso hidratantes corporais uma prioridade para a saúde da pele. Contudo, as loções a usar devem ser criteriosamente escolhidas conforme a necessidade de cada pele, visto que o uso de produtos desadequados pode contribuir para uma má hidratação da pele, levando a casos de pele seca ou desidratada e até ao aparecimento de dermatites.

Com o frio há menos humidade e o ar torna-se mais seco tornando a pele também mais ressequida, principalmente do rosto e das mãos que estão, normalmente, mais expostas ao ar, retirando-lhes a maciez e o brilho característicos. Uma pele desidratada e seca apresenta-se com um aspeto quebradiço e opaco, podendo parecer mais rugosa. Quando devidamente hidratada, a pele fica mais lisa, viçosa, com consistência elástica.

Sendo o inverno uma época em que a elegância é levada mais ao extremo, com um maior cuidado na combinação de roupa e maquilhagem, também a pele deve estar mais cuidada para não criar um desequilíbrio no aspeto geral. Assim sendo, preste mais atenção à sua pele nesta altura do ano. Nós damos-lhe umas dicas para ajudar.

Para começar, não abuse da água muito quente nos banhos e evite que estes se tornem mais demorados, ainda que com o frio saiba bem estar debaixo do chuveiro mais uns minutos. Desta forma poderá evitar que a pele se torne mais seca do que já está devido às temperaturas mais baixas do ar.

Depois do banho, com um sabonete com ph neutro, use sempre um hidratante adequado ao seu tipo de pele e dê especial a tenção às partes mais ásperas do corpo, como cotovelos, calcanhares e joelhos. E não se esqueça de usar sempre um hidratante específico para o rosto e lábios, pois são zonas muito afectadas pelo frio e que só desta forma podemos proteger, pois andam sempre ao ar.

Mais artigos
1 De 33

Se conseguir, evite usar o ar quente no carro e até em casa, com aquecimentos tipo ar condicionado ou ventiladores, pois estes são agentes de ar muito seco que retiram muita água ao corpo, tornando a sua pele ainda mais seca.

Outro conselho, que deve ser sempre lembrado, é a ingestão de muita água. Ainda que o frio convide menos a beber água, do que quando há muito calor, a sua ingestão deve ser sempre superior a um 1,5 por dia. Desta forma, o corpo estará sempre hidratado por dentro e por fora.


Pode gostar também

Comentários estão fechados.