Bolachas de melaço com especiarias

Receita do blogue Cinco Quartos de Laranja

366

O tempo parece que voa e já temos o Natal à porta. Nesta altura do ano queremos encher as nossas casas de amor e de sorrisos largos. Abrir as portas e deixar entrar os espíritos natalícios da partilha, da amizade e da entreajuda. Compramos ou fazemos presentes a pensar naqueles que mais gostamos. Lembramo-nos dos amigos. Enviamos postais. Escrevemos mensagens. Pequenos gestos de fraternidade que mostram que a nossa vida só faz sentido com os outros

E neste espírito de partilha, muitas vezes, os presentes feitos por nós ganham um outro valor, um sentido muito mais especial. Para oferecer este Natal deixo aqui a seguinte sugestão, umas bolachas de melaço com especiarias que dentro de uma embalagem bonita resultam num presente muito atraente.

Ingredientes
275 g de farinha com fermento, 125 g de açúcar, 100 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente, 1 colher de chá de canela, 1 colher de chá de gengibre em pó, 1 colher de chá de erva-doce em grão, raspa de 1 limão, 1 ovo médio e 60 g de melaço (mel de cana)

Confeção
1. Misturar numa taça a farinha, açúcar, canela e gengibre. Adicionar a manteiga e trabalhar a mistura até ficar uma areia grossa

2. Adicionar a raspa de limão, o ovo e o melaço. Trabalhar muito bem a massa. Formar uma bola, envolver em película aderente e levar ao frigorífico durante 30 minutos.

3. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Mais artigos

Doce silvestre

Sumo de cenoura

1 De 36

4. Estender a massa numa superfície polvilhada com farinha. Com um corta-bolachas cortar a massa com 4 a 5 milímetros de espessura. Colocar em tabuleiros forrados com uma folha de papel vegetal.

5. Levar ao forno durante 12 minutos. Retirar do forno, deixar arrefecer e guardar em caixas.

por Isabel Zibaia Rafael autora do blogue Cinco Quartos de Laranja

Pode gostar também
Comentários
Loading...