Câmara Municipal aprova reuniões descentralizadas

 

A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou, por unanimidade, a proposta que o presidente, Pedro Ribeiro, apresentou na reunião de ontem, 4 de janeiro, para que as freguesias do concelho voltem a receber reuniões descentralizadas da Câmara, a exemplo do que já aconteceu em 2014 e 2015. As reuniões vão ter lugar no Cartaxo a 18 de janeiro, em Pontével, a 21 de março e em Vila Chã de Ourique, a 16 de maio.

Painel Camara Cartaxo 1536No início do mandato, o presidente da Câmara tinha informado que todas as freguesias receberiam reuniões descentralizadas como “iniciativa desta Câmara, para garantir às pessoas a possibilidade de participarem ativamente nos processos de decisão municipais”. Em 2014, Pontével e Vila Chã de Ourique foram as primeiras freguesias a receber estas reuniões, em 2015, as reuniões decorreram na Lapa, em Vale da Pedra, em Valada, na Ereira e em Vale da Pinta, tendo todas sido muito participadas pela população.

O autarca, reconheceu que “apesar do esforço de aproximação à comunidade, que temos feito ao longo do mandato”, referindo as reuniões semanais com eleitos das freguesias, ou as “várias sessões públicas que temos promovido antes de tomar decisões que são estruturais para o concelho, como a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), ou a regulamentação do estacionamento na cidade, penso que devemos reforçar a criação de espaços de encontro, fóruns que nos permitam ouvir o que as pessoas têm a dizer e dar conta do trabalho municipal e das decisões que tomamos, devemos dar explicações a quem nos elegeu”.

Pedro Magalhães Ribeiro deixou a vontade que “as próximas reuniões descentralizadas decorram fora das sedes das freguesias” por considerar que “espaços menos institucionais, que já são pontos de encontro e convívio habituais nas localidades, podem ser mais adequados para promover a participação das cidadãs e dos cidadãos”.


Pode gostar também

Comentários estão fechados.