Por Hugo Vieira*
Com o frio aumenta a utilização das lareiras e recuperadores, o que faz com que seja produzida cinza que acaba muitas vezes no contentor do lixo (com os problemas que pode trazer se não estiver bem apagada). Ficam algumas dicas para transformar um desperdício numa utilidade:
– Usar cinza para limpar a cinza! O vidro do recuperador fica sujo? Utilize um pano molhado e meta um pouco de cinza e evita de utilizar produtos químicos para limpar o vidro.
– Afastar caracóis e lesmas da horta, dos muros, etc. Os caracóis e lesmas têm a tendência de não passar em cima de cinza. Por isso, se tem uma pequena horta, a forma mais biológica de os afastar é rodear os canteiros com cinza. Também resulta bem se tiver um muro que teima em ficar cheio de caracóis. Uma pequena linha de cinza no chão antes do muro e eles deixam de passar.
– Adicione alguma ao seu composto. A Ecolezíria distribuiu no concelho do Cartaxo compostores para serem utilizados pela população. Pode usar alguma cinza para juntar ao seu composto e enriquece-lo em potássio. Mas não em demasia.
– Meter no solo. Se o seu solo é demasiado ácido, pode ir adicionando cinza para melhorar o pH do mesmo. Mesmo não sendo muito ácido, pode sempre adicionar algumas cinzas, mas nunca em demasia.
– A cinza, tal como o bicarbonato, é alcalina, o que ajuda a absorver humidade e odores do ar. Meta uma pequena taça com cinzas num local húmido ou com odores fortes e a cinza vai ajudar a absorver os mesmos.
– Manchas de óleo na garagem? Deite um pouco de cinza em cima do óleo derramado, deixe ficar durante algumas horas e depois é só varrer.
Conhece mais dicas na utilização de cinzas? Envie para o nosso jornal!
Novos apoios no PDR2020!
Encontram-se abertas as candidaturas aos seguintes programas de apoio no PDR2020:
– Instalação e investimento na exploração de Jovens agricultores (Operações 3.1.1 e 3.1.2) – Aberto até 11 de março de 2022;
– Investimentos em Produtos Florestais Identificados como Agrícolas no Anexo I do Tratado (Operação 4.0.1) – Aberto até 2 de março de 2022;
– Prevenção da Floresta contra Agentes Bióticos e Abióticos (Operação 8.1.3) – Aberto até 2 de março de 2022;
– Melhoria da Eficiência dos Regadios Existentes (Operação 3.4.2) – Aberto até 21 de fevereiro de 2022;
-Observação da agricultura e dos territórios rurais, Área temática – Inovação (Operação 20.2.4) – Aberto até 25 de fevereiro de 2022.
Para mais informações aceda ao site do PDR2020 em http://www.pdr-2020.pt/Candidaturas
*Hugo Vieira é consultor agroalimentar. Artigo publicado na edição de janeiro do Jornal de Cá.