Hoje é Dia Mundial do Pão

O pão é um dos alimentos que marca presença regular na maioria das mesas da população portuguesa

Celebra-se hoje, 16 de outubro, o Dia Mundial do Pão, um alimento transversal e nutricionalmente completo.

São várias as razões para incluir pão na alimentação diária de um regime alimentar equilibrado: é fonte de múltiplas fibras alimentares, vitaminas e minerais, sendo também um alimento com baixo teor de sal. Mas não só…

De acordo com a Associação Portuguesa de Nutrição, “o pão é um dos alimentos que marca presença regular na maioria das mesas da população portuguesa. Atualmente, há uma alargada gama de pães com diversos formatos e produzidos a partir de diferentes cereais (centeio, cevada, espelta, trigo integral), podendo incluir também outros ingredientes adicionais (frutas, ervas aromáticas, sementes e frutos oleaginosos) para melhoria do seu conteúdo nutricional e características organoléticas. Deste modo, pela importância nutricional que o pão exibe em associação com o papel que assume na cultura alimentar do país, a Associação Portuguesa de Nutrição assinala, no dia 16 de outubro, o Dia Mundial do Pão com algumas iniciativas que pretendem elucidar a população a respeito deste alimento.”

Transversal a diversas culturas e ingerido em vários momentos da jornada diária, é a multiplicidade de escolhas que torna o pão num alimento apelativo para diferentes gostos, nutricionalmente completo.

Assim, o consumo de pão deve ser adequado não só aos gostos individuais mas também às necessidades físicas de quem o consome. Para além do tipo de pão escolhido, as quantidades ingeridas devem também ser adaptadas ao gasto energético do indivíduo (idade – criança, adulto ou idoso; fase da vida – grávidas ou lactentes; se é ou não desportista – profissional ou amador; entre outros).

Para Rosa Maria Vilares, nutricionista da Fundação Portuguesa de Cardiologia, “o pão integral, o pão para diabéticos, o pão para o coração, o pão para a hipertensão, entre muitos outros tipos de pão com misturas mais ou menos singulares, seja por motivos de saúde seja por motivos de paladar, será sempre o pão nosso de cada dia, para em cada dia cuidar do nosso coração”.

Isuvol
Pode gostar também